Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TUBO

Esquadrão da Moda adota politicamente correto e mexe até em quadro clássico

ROGÉRIO PALLATTA/SBT

Lucas Anderi e Renata Kuerten no set de Esquadrão da Moda

Para promover consumo consciente, roupas descartadas pelas inscritas não serão jogadas no lixo

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 4/3/2023 - 6h35

A 14ª temporada de Esquadrão da Moda estreia neste sábado (4), às 22h, no SBT. Com a direção de Márcio Esquilo, o reality show passou por mudanças em sua estrutura e trará discussões sociais importantes da atualidade. Além de abordar o empoderamento feminino, quadros clássicos do programa foram reformulados para combater o consumismo e promover a moda sustentável.

Assim que assumiu o cargo de direção do programa em dezembro de 2022, Esquilo se preocupou em trazer novidades para o Esquadrão da Moda. Nas temporadas anteriores, as roupas descartadas pelas participantes eram jogadas em uma lixeira. Neste ano, o diretor substituiu o elemento e desenvolveu uma abordagem consciente.

"Nos tempos atuais, não cabe mais falar: 'Jogar roupa no lixo'. Tem gente que não tem nem o que comer, quanto mais jogar roupa fora. Criamos o tubo, que mandou a roupa descartada para o espaço. Está muito divertido", comenta ele.

Lucas Anderi e Renata Kuerten, apresentadores do programa, comentam sobre a importância do reality para a melhora da autoestima das mulheres. A produção do SBT tira uma foto das participantes assim que elas chegam nos estúdios de gravação. A foto é impressa em tamanho real e rasgada pela inscrita momentos antes da revelação de seu novo visual.

"Cada vez mais estamos cutucando o empoderamento da mulher. Não adianta colocarmos uma casca de roupa que não combina com a participante, que ela não quer", pondera Renata. "A gente mexe um pouco para entender por que ela estava desleixada, desarrumada e triste. Trazemos um pouco dessa autoestima, é muito gostoso ver que a pessoa quer sair dessa."

"Não é só porque ela se veste mal, ela tem uma história por trás. A gente conversa e acolhe, isso é importante. Muitas das participantes ajudam as pessoas e esquecem de si mesmas", complementa Lucas. "Explicamos que elas também precisam ser acolhidas. No final, elas desabafam, choram e contam coisas que são bem fortes. Cada uma tem cicatrizes e batalhas."

Vanessa Rozan, especialista em maquiagem do programa, afirma que a abordagem mais sensível dos temas se tornaram imprescindíveis para os dias atuais. "Não porque queremos ser politicamente corretos, mas porque é necessário. Em um programa de transformação, as pessoas querem esse cuidado amoroso."

Diversidade

No ar desde 2009, o Esquadrão da Moda escalou a primeira participante transexual da atração em 2022. Para a nova temporada, a equipe do reality pretende avançar na diversidade do elenco. No primeiro episódio, que será exibido neste sábado, o público conhecerá a história de Natalia, uma empresária diagnosticada com autismo.

"Tivemos que ter um maior cuidado, porque algumas pessoas com autismo não gostam de toque. Ela não conseguia se ver no espelho. Trabalhamos tudo isso com a participante. Quando ela se vê no espelho, ela se emociona", diz Renata, ao contar sua experiência com a gravação.

Natália trabalha no ramo de tatuagem e perdeu mais de 50 kg após uma cirurgia bariátrica. O autismo foi diagnosticado tardiamente, já na fase adulta. Mas, desde a infância, ela tem dificuldade em lidar com as mudanças.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre Poliana Moça:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.