MARIDO NA DIREÇÃO
Victor Pollak/TV Globo
Taís Araujo caracterizada como a vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março de 2018
Protagonista de Amor de Mãe, Taís Araujo também vai estrelar neste mês um especial que está em produção na Globo para homenagear a vereadora Marielle Franco (1979-2018). O programa Falas Negras conta com direção de Lázaro Ramos, marido da atriz, e terá 22 atores negros interpretando personalidades da vida real. A exibição será no próximo dia 20, Dia da Consciência Negra.
"É uma data de reflexão, para lembrar que ainda há muitas conquistas a serem feitas, que todas as conquistas já feitas não serão cedidas", declarou a intérprete da vereadora assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, crime que ainda não foi solucionado.
Em entrevista à coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo deste domingo (1º), Taís afirma que sentiu vontade de ter conhecido mais sobre Marielle antes de sua morte. "Me deu esse desejo de falar: 'Meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução?". Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer.", lamentou.
Sobre a questão do racismo no Brasil, a artista não chama a atual situação da questão no país de avanço. "Eu acho que tem uma conversa que saiu de dentro dos movimentos e foi para as ruas. A sociedade civil está discutindo o assunto do racismo no Brasil. O Brasil, inclusive, era tido como um país não racista, o que é uma grande mentira. Então, eu acho que a gente tem um avanço nesse sentido, de que a sociedade civil está discutindo o assunto. Agora, avanço propriamente dito de qualidade de vida para a população negra, não", disse Taís.
O programa Falas Negras foi idealizado por Manuela Dias, autora da novela Amor de Mãe. Logo surgiram críticas por a Globo produzir um programa sobre negros, mas com uma roteirista branca. E a emissora teve de esclarecer o assunto assim as primeiras notícias sobre o especial foram publicadas por diferentes veículos, como o Notícias da TV.
A página Griottes Narrativas, que se apresenta como um coletivo de roteiristas pretas, tem feito posts sobre o assunto. Desde o primeiro, faz críticas aos bastidores do produção.
"Não há motivos que justifiquem a escolha de uma autora branca para um especial do Dia da Consciência Negra, especialmente neste ano onde diversos acontecimentos suscitaram o debate sobre o racismo na nossa sociedade e reflexões sobre práticas antirracistas. Por isso, novamente nos manifestamos contra mais uma prática excludente e racista que acaba por invisibilizar roteiristas negros. É urgente que os discursos antirracistas sejam colocados em práticas", consta em uma das mensagens publicadas. Confira:
A Globo se manifestou para explicar que Manuela Dias tinha um projeto para o cinema, que não avançou. Como ela tinha uma boa e vasta pesquisa, resolveu apresentar à emissora como um especial para o Dia da Consciência Negra.
Lázaro Ramos se juntou ao projeto, que foi aprovado. Manuela não escreveu os textos, ela teve a ideia do projeto e apresentou a proposta, de acordo com a Globo. A consultora e antropóloga Aline Maia, foi quem organizou os textos, que reproduzem depoimentos reais.
Estão confirmados no elenco de Falas Negras os atores Fabrício Boliveira, Guilherme Silva, Ivy Souza, Babu Santana e Naruna Costa. O programa também contará com falas de personagens icônicos na luta contra a segregação racial, a escravidão e o racismo.
Entre os homenageados estão o escritor abolicionista nigeriano Olaudah Equiano (1745-1797), o líder ativista norte-americano Martin Luther King (1929-1968), a cantora e compositora Nina Simone (1933-2003), o pugilista Muhammad Ali (1945-2016) e a escritora e filósofa Angela Davis.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.