CORTE GERAL
REPRODUÇÃO/SBT
O jornalista Marcelo Casagrande no SBT News; jornal foi tirado do ar em meio a demissões
DANIEL CASTRO e DÉBORA LIMA
Publicado em 14/11/2024 - 11h34
Atualizado em 14/11/2024 - 12h32
O SBT iniciou nesta quinta-feira (14) mais um processo de demissões para evitar rombo milionário. As dispensas atingem todas as áreas da emissora, e as estimativas variam de pouco mais de 100 a até 400 demitidos, ou 20% da folha de pagamento. Fontes próximas à direção da casa falam em cerca de 200 empregos eliminados. O SBT não divulgou número oficial, mas confirmou os cortes. Em nota, disse que "expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora".
Como o Notícias da TV antecipou em junho, o SBT trabalhava no meio do ano com uma previsão de rombo de cerca de R$ 100 milhões em 2024, devido aos novos investimentos em programas que não decolaram e à queda nas receitas publicitárias. As demissões começaram em agosto. O novo passaralho (jargão para demissões em grande escala) visa não apenas reduzir o prejuízo de 2024, mas, principalmente, ajustar a estrutura para 2025.
A assessoria do SBT também confirmou, por meio de comunicado, o fim do SBT News. O jornal já não irá mais ao ar a partir da madrugada desta quinta para sexta. Segundo fontes do Notícias da TV, novas mudanças na grade acontecerão nos próximos meses.
Em resposta ao Notícias da TV, a emissora confirmou as demissões. "O SBT informa que está passando por uma revisão de seu modelo operacional com foco no desenvolvimento sustentável da emissora. O objetivo é ter processos mais ágeis e competitivos, enaltecendo o ecossistema de toda a empresa e os conectando às diretrizes e oportunidades de negócios lideradas pelo Grupo Silvio Santos", justificou.
"Neste sentido e diante de um cenário desafiador para todas empresas de mídia globalmente, diferentes medidas estão sendo tomadas. O SBT expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora", finalizou.
A despedida do SBT News já aconteceu nesta madrugada foi marcada pelo agradecimento do âncora Marcelo Casagrande à equipe e ao telespectador. "Muito obrigado a você, que ficou com a gente ao longo de todo o dia. Tem mais notícias no site do SBT News. A você de casa, valeu demais! Foi muito bom. A gente se vê numa próxima. Saúde e paz, Brasil!", disse.
A emissora já realizou neste ano demissões e cortes de cerca de 20% de seus custos. A cúpula da empresa havia determinado a todos os programas da casa um corte de gastos que deve atingir pelo menos R$ 20 milhões até dezembro, sem contar demissões. Os diretores de programas foram orientados a reduzir gastos com convidados, viagens, transporte e horas extras.
Com índices baixos de audiência, o matinal Chega Mais liderou as dispensas feitas em setembro --cerca de 16 profissionais foram demitidos na época. Quatro profissionais do Circo do Tirú também foram dispensados no mesmo mês.
Principais apostas da nova programação do SBT, o Chega Mais e o Tá na Hora chegaram a ficar mais de duas horas sem um único intervalo comercial --além de terem derrubado a audiência da emissora em mais de 30%.
Também para reduzir custos, a estreia do Eita Lucas!, programa a ser apresentado pelo influenciador Lucas Guimarães, foi adiado três vezes. A atração, que inicialmente estrearia em maio, só vai ser lançada em 8 de março do ano que vem. E será parcialmente bancada pelo próprio apresentador.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.