JORNAL LEVE
REPRODUÇÃO/SBT
Marcão do Povo no Primeiro Impacto: âncora adotou postura diferente para regra interna do SBT
O SBT News Manhã e o Primeiro Impacto abandonaram o tom trágico de vez. A mudança foi perceptível já nesta terça (20), um dia depois da presidente da emissora, Daniela Beyruti, solicitar a substituição dos temas pesados por outros mais leves. A filha de Silvio Santos (1930-2024) quer acabar com o sensacionalismo dos telejornais e programas policiais da grade.
Apresentado por Darlisson Dutra, o SBT News matutino já possuía um tom diferente do Primeiro Impacto. O âncora, além de dar atualizações sobre as últimas notícias do Brasil, também mostrou vídeos virais da internet. O jornal em forma de boletim informativo chegou ao fim com a reportagem de um gato que foi adotado por um batalhão policial.
O SBT News ainda transmitiu em seus minutos finais a imagem de uma vaca com a pata presa a uma cerca --gravação que circula nas redes sociais--, e ainda de um festival de culinária.
Marcão do Povo, que está à frente do Primeiro Impacto, iniciou o programa descontraído. Com a veia puxada para o gênero policialesco, a atração não carregou na trilha sonora de suspense e ação --aquela música de fundo acelerada, principalmente em reportagens externas, usadas para chamar atenção do público.
O apresentador do Primeiro Impacto não se exaltou ao repassar as informações. Marcão do Povo deixou de lado a seriedade e a tensão excessiva para adotar uma postura brincalhona em frente às câmeras. O tom dos repórteres que apareceram em links ao vivo também mudou: nada de gritos ou chamadas mirabolantes.
Presidente do SBT, Daniela Beyruti disse que seu maior desejo era eliminar o clima pesado dos telejornais da emissora. No evento de lançamento da nova grade, ela argumentou que se sentia mal vendo reportagens dos jornais policiais do SBT.
"Eu ficava pensando: 'Não tem alternativa para isso. O que a gente tá passando é muito ruim'. A gente sabe que não é todo mundo que tem banda larga, streaming, cabo, TV conectada. A TV aberta continua sendo muito relevante. Mas, em alguns momentos do dia, eu percebo que três emissoras ficam passando o mesmo tipo de conteúdo", explicou ela.
"Muito disso faz mal, faz mal pra quem assiste, não cai legal. Notícias têm que ser dadas, e a gente não vai ter só notícia boa. Mas, assim, muito disso faz mal para quem assiste", acrescentou a presidente do SBT.
Daniela mostrou vídeos carregados de sensacionalismo, e em seguida exibiu gravações com as cenas que deseja ver mais na emissora: programas de auditório, infantis e jornalismo leve. "A gente quer fazer isso e muito mais. Eu quero uma vinheta dessa, que passa tudo isso, que a gente é uma boa companhia", concluiu Dani.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.