Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Em 1997, Gugu furou Faustão e anunciou gravidez de Xuxa com exclusividade

Divulgação/Globo

Xuxa e Luciano Szafir anunciaram oficialmente a gravidez dela no Domingão do Faustão, em 1997 - Divulgação/Globo

Xuxa e Luciano Szafir anunciaram oficialmente a gravidez dela no Domingão do Faustão, em 1997

THELL DE CASTRO

Publicado em 16/9/2018 - 13h07

No dia 7 de dezembro de 1997, o Brasil parou para acompanhar o anúncio da gravidez de Xuxa Meneghel. Mas o que seria exclusividade do Domingão do Faustão acabou se tornando um furo de Gugu Liberato, no Domingo Legal, algumas horas antes.

Naquele dia, durante a transmissão do amistoso entre Brasil e África do Sul, a Globo anunciava, a todo momento, que apresentaria uma grande novidade envolvendo Xuxa.

No intervalo da partida, Gugu deu o pulo do gato e anunciou a gravidez da rainha dos baixinhos ao vivo, às 15h57. A notícia foi dada, por telefone, pela jornalista Ester Rocha, assessora do apresentador.

"Furando todos os veículos de comunicação: Xuxa vai ser mamãe", disse Gugu no Domingo Legal. "E tratou de dizer que o escolhido dormia com Xuxa há tempos, de especular se Xuxa vai ou não, deve ou não se casar. Jogou malícia, como é próprio do programa, no que a Globo pretendia uma apoteose da família brasileira", explicou a Folha de S. Paulo de 8 de dezembro de 1997. Quando o SBT fazia o anúncio, ficou com 19 pontos, contra 16 da Globo.

"Até a GloboNews adiantou-se à Globo, com entrevista com a própria Xuxa dizendo 'Vou ser mãe' feliz, pulando, saltando, cantando, coisas do gênero", completou a reportagem.

Mais tarde, às 19h23, Xuxa, então com 34 anos, esteve no Domingão do Faustão para anunciar que estava grávida do ator Luciano Szafir. "A partir de ontem, quando recebi a notícia, não sou mais uma pessoa sozinha. Aconteça o que acontecer com a gente, eu vou ter sempre uma pessoa que vai ser minha", declarou.

Xuxa estava vestida de branco, com a barriga de fora, segurando a mão do então namorado o tempo todo. A plateia, enquanto isso, gritava "ela merece" e "o teu bebê vai ser orgulho da nação".

De acordo com a matéria da Folha, antes da entrada de Xuxa no Domingão, Globo e SBT estavam empatadas em 20 pontos. A partir do anúncio, a Globo foi para 28 pontos, deixando Gugu com 17. Na média final, no entanto, Faustão ficou com 19, contra 20 do Domingo Legal _era a oitava vez consecutiva que o canal de Silvio Santos batia a emissora da família Marinho.

No mesmo dia, Ratinho, que se destacava na Record, entrava na briga pela audiência dominical e estreava o Ratinho Show. O programa oscilou de três a oito pontos no Ibope, elevando a audiência da emissora de Edir Macedo com calouros, luta livre e outras atrações.

divulgação/Globo

Luciano Szafir beijou a barriga de Xuxa, grávida de Sasha, durante o Domingão do Faustão

Como Gugu ficou sabendo
A Folha ainda apurou que, na noite de sábado, Xuxa procurou Gugu para lhe contar a novidade. Como ele não foi localizado (estava no Guarujá e já viajava a caminho de São Paulo), a empresária Marlene Mattos teria relatado o fato à assessora do apresentador.

Na mesma noite, Xuxa saiu para comemorar a notícia em um restaurante em Vargem Grande, na zona oeste do Rio, junto com as paquitas e a equipe de produção do seu programa.

A versão oficial foi de que Xuxa fez o exame por conta própria e ainda não havia ido ao médico. Já de acordo com Rocha, a apresentadora teria enviado material para teste em laboratório sob outra identidade, para evitar que a informação vazasse sem seu conhecimento.

Na semana seguinte ao Domingão do Faustão, Xuxa falou sobre a gravidez no Planeta Xuxa. Sasha Meneghel nasceu no dia 28 de julho de 1998, tendo completado 20 anos recentemente.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.