Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA

Diretora da CNN Brasil se sente humilhada por rebaixamento e pede demissão

ÂNGELA GASTALDI/ABI

Maria Mazzei recebe prêmio para a CNN

Maria Mazzei em prêmio ABI, realizado em novembro no Rio: jornalista pediu demissão este ano

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2023 - 7h00
Atualizado em 10/2/2023 - 8h31

Diretora de Gestão de Jornalismo da CNN Brasil em Brasília, Maria Mazzei pediu demissão do cargo, no último dia 2, após três anos e quatro meses de empresa. A chefe de Redação da capital federal decidiu sair por entender que a chefia do canal de notícias em São Paulo esvaziou suas funções com a contratação de Daniel Rittner, comentarista que assumiu como diretor editorial.

O Notícias da TV apurou que Maria explicou a pessoas próximas que o problema não foi exatamente a chegada do colega, designado para comandar em conjunto os trabalhos no Distrito Federal. O que a desagradou foi que o comando do canal de notícias deu mais poderes ao recém-chegado, o que a fez perder espaço na tomada de decisão.

Procurada para comentar a saída da ex-diretora, a CNN Brasil enviou uma nota agradecendo o trabalho da profissional: "Ao longo de mais de três anos, a jornalista Maria Mazzei deu contribuição preciosa para a implantação do escritório do Rio de Janeiro e para a consolidação da operação em Brasília. A CNN Brasil é grata pelo seu comprometimento e deseja sucesso em seus novos desafios".

A reportagem também entrou em contato com Maria Mazzei, que respondeu com uma breve mensagem: "Eu agradeço as oportunidades que tive na CNN. Encerramos o contrato porque não foi mais conveniente para uma das partes".

A história começou em setembro de 2022. Maria Mazzei, que liderava a Redação no Rio de Janeiro, pediu transferência para Brasília por causa do marido, que trabalha na Polícia Federal e aceitou uma proposta na capital federal. A CNN Brasil aceitou realocá-la. Ela já comandava o escritório capital federal desde julho, mas juntamente com o escritório do Rio de Janeiro, onde também morava. 

A mudança ocorreu em dezembro, justamente quando o canal de notícias promoveu uma série de desligamentos para redução de custos. O Rio de Janeiro foi esvaziado na nova configuração, enquanto a sucursal de Brasília foi fortalecida por causa do foco em noticiário político. Em janeiro, Maria se mudou definitivamente com a família para lá.

Já no início de janeiro a CNN Brasil em São Paulo avisou que estava contratando um diretor editorial e institucional, que ajudaria na relação do canal com o novo governo. No dia 27, foi comunicada a contratação de Rittner.

O novo executivo foi apresentado para a Redação quatro dia depois, e o canal enviou comunicado interno e para a imprensa. A partir daí, a situação começou a azedar. A nota deixava claro que Daniel Rittner comandaria a rotina editorial e a cobertura dos bastidores políticos em Brasília.

Com poucos dias de trabalho ao lado do novo colega, Maria Mazzei percebeu que havia perdido força e se sentiu rebaixada pela chefia. A jornalista chegou a ser avisada por Rittner de que não ocuparia mais a sala em que estava desde que passou a dar expediente em Brasília.

Na noite do último dia 2, Maria Mazzei comunicou à direção da CNN sua decisão de sair e foi categórica: não gostou do comunicado e da condução da mudança. Houve tentativa de mantê-la na equipe, mas ela estava decidida.

O Notícias da TV teve acesso à mensagem de despedida enviada a colegas. No texto, ela reforça que o problema não foi a chegada do colega para comandar o trabalho ao seu lado, mas não dá mais detalhes sobre a decisão.

Leia a mensagem de Maria Mazzei:

Caros, me desligo hoje da CNN Brasil. E por todo o respeito e comprometimento que tenho por esse time que pude chamar de meu, comunico a vocês a decisão que fui levada a tomar. Ressalto que em absolutamente nada tem a ver com a contratação do Daniel. Ao contrário, estávamos cheios de planos, prontos para formarmos uma dupla dinâmica e trabalhar muito para fazer a Redação de Brasília crescer ainda mais. Obrigada pelo carinho com que me receberam desde sempre.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.