Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RENATA AFONSO

Após trocas e em baixa no Ibope, chefona da CNN pede demissão depois de 19 meses

DIVULGAÇÃO/CNN BRASIL

Renata Afonso posa nos estúdios da CNN Brasil em São Paulo

Renata Afonso na CNN Brasil: executiva pede demissão após mudanças e questionamentos no Ibope

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/11/2022 - 16h29

Após 19 meses no cargo, Renata Afonso pediu demissão do cargo de CEO da CNN Brasil. Ela se despediu dos colegas por e-mail nesta segunda (21), e a saída acontece após a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência do canal. Com as mudanças, a jornalista perdeu poderes e foi questionada pelas escolhas editoriais em um momento ruim no Ibope.

O Notícias da TV teve acesso à mensagem em primeira mão. Renata agradece aos colegas pelo empenho e explica seus motivos. "Tenho muito orgulho do que fizemos nos últimos 19 meses. Reorganizamos a governança corporativa e restabelecemos contato com o mercado publicitário", afirmou.

Ela também desejou sucesso para João Camargo e agradeceu Rubens Menin, acionista majoritário da empresa, pela confiança em seu trabalho. Procurada pela coluna, a CNN também enviou nota confirmando a informação, assinalando o empenho da executiva durante o seu período.

Leia a nota da CNN na íntegra:

"A atual CEO da CNN Brasil, Renata Afonso, anunciou hoje que está deixando a posição, após 19 meses no comando da licenciada brasileira do principal canal de notícias do mundo. Em sua despedida, ela informa que, com o fim da cobertura das eleições, considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão, focado em relevância e crescimento do canal.

Renata Afonso reorganizou a governança corporativa da CNN Brasil, restabeleceu o relacionamento com o mercado publicitário, aumentou o número de anunciantes e de parcerias, além de fortalecer a presença institucional. A cobertura das eleições foi um marco da sua gestão, com reconhecimento da CNN Internacional, pela excelência da cobertura e linha editorial, além de recordes de audiência em todas as plataformas. O canal também registrou o primeiro lugar na média de audiência entre os 17 canais de TV por assinatura, no debate entre os candidatos à presidência no segundo turno.

Nesse período, Renata promoveu, ainda, mudanças na liderança executiva, reestruturou processos internos, com novas políticas para a gestão de pessoas, e lançou o projeto de evolução da cultura organizacional. Impulsionou, ainda, as frentes relacionadas à Diversidade, Inclusão e Pertencimento, por meio de iniciativas internas para organização de um time diverso e do lançamento de produtos, como o CNN no Plural.

“Renata tem sido uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiado e baseado em fatos e incutindo uma cultura forte”, disse Samson Desta, vice-presidente da CNN International. “Desejamos à Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança no sucesso de sua recente cobertura eleitoral”, acrescenta.

“O trabalho e a dedicação incansáveis da Renata foram fatores determinantes nesta fase de reestruturação e consolidação da CNN”, disse Rubens Menin, controlador da Novus Midia/CNN Brasil, desejando ainda toda sorte a Renata nos seus novos caminhos.

Com o fim do ciclo de liderança da CEO Renata Afonso na CNN Brasil, a empresa passa neste momento por um período de transição, em que o Executive Chairman João Camargo despachará diretamente com os executivos da casa. Em breve será apresentada a nova estrutura de comando da CNN Brasil."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.