Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PREPARAÇÃO PICANTE

Dia do Sexo: Conheça os bastidores das cenas de sexo na TV e no streaming

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Rodrigo Santoro e Ana Paula Arósio como Malthus e Hilda em Hilda Furacão; eles estão deitados na cama enquanto ele olha para baixo e ela o abraça, ambos com cara de desanimados

Malthus (Rodrigo Santoro) e Hilda Furacão (Ana Paula Arósio); série da Globo contou com preparação

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 6/9/2022 - 6h15

O Dia do Sexo é comemorado nesta terça (6) no Brasil. Na ficção, a prática é um dos assuntos responsáveis por impulsionar a repercussão de novelas e séries da TV e do streaming. Para levar o tema até o telespectador, é necessária muita preparação por parte de toda a equipe. E muito antes das gravações.

O Notícias da TV conversou com o produtor cultural Heitor Werneck, que atua como consultor de cenas de sexo na teledramaturgia há mais de três décadas. De acordo com o profissional, é fundamental levar informações relacionadas ao universo desde o diretor, passando pelo elenco, até as equipes de figurino e de arte.

Na Globo, ele contribuiu em novelas como A Viagem (1994). No remake de Ivani Ribeiro (1922-1995), Werneck foi quem deu maiores detalhes a cenas de Alexandre (Guilherme Fontes) em meio a práticas sexuais no plano espiritual.

Três anos antes, ele iniciou no universo dos folhetins ao produzir figurinos fetichistas para Vamp (1991). "Eu desenvolvia roupas em látex, vinil e couro e a partir daí levei o vinil e o fetiche para outros trabalhos, como Olho por Olho [1993], Cara e Coroa [1995], Hilda Furacão [1998] e Pecado Capital [1998]", lembra Werneck.

Nos últimos anos, o profissional prestou consultorias para séries que abordaram a vida sexual e o fetichismo, como Mandrake (2005-2007), PSI (2014-2019), na HBO; e Bom Dia Verônica (2020-2022), na Netflix. Fora da telinha, o universo do cabaré e a realidade das prostitutas já foram retratados por ele em eventos como a Virada Cultural. 

Em seu trabalho, ele já teve que lidar também com a introdução de atores e atrizes ao universo de profissionais do sexo, além de assuntos mais específicos como o mundo dos dominadores ou submissos.

Espontaneidade

Para ele, o que não pode faltar em uma cena de sexo na teledramaturgia é a espontaneidade da sedução, seja nas cenas ou no figurino. Um dos segredos para o consultor é explorar o corpo com luzes e sensualidade natural. "A melhor maneira de se retratar o sexo na TV é quando os diretores transformam o erotismo e o ato sexual em arte", avalia Werneck.

O especialista também ressalta que a informação deve ser indispensável nas abordagens televisivas sobre o sexo. "Tanto o uso de preservativo e os cuidados como as relações amorosas que respeitam todo o corpo precisam estar ali, não só o ato da cópula", aponta.

"O sexo é muito importante na vida diária e deveria ser mostrado como arte. A arte erótica é educativa e diz muito sobre o empoderamento do corpo e o respeito, seja LGBT, cis,  plus sexos, intergêneros, inter-raciais", afirma.

'Retrógrada'

Segundo Werneck, TV brasileira está cada dia mais "retrógrada" em relação ao sexo.. O especialista analisa, por exemplo, que dificilmente é transmitida uma cena de sexo com personagens transexuais ou intergêneros.

Mesmo no sexo entre personagens heterossexuais, ele aponta que muitas vezes a abordagem acaba sendo apelativa. "Cenas de sexo ou personagens sexuais são sempre marginais, como o estupro e poucas vezes mostrada com naturalidade e ou poesia", critica.

Segundo ele, o sexo a vida sexual dos personagens deveria ser apresentada como uma realidade vivida na sociedade:

O sexo na TV vem de prostitutas, malfeitores ou rivais. O personagem bonzinho nunca faz sexo e muitas vezes faz quando é violentado. Estes personagens vivem numa esfera assexualizada e o sexo parece um castigo quando vivido por eles.

De acordo com ele, serviços como o uso de preservativos, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e formas contraceptivas de fácil acesso também poderiam ter mais espaço na telinha.

Além de produtor cultural, Heitor Werneck é estilista e figurinista. Ele é responsável por grifes como Escola de Divinos e Pulgueiro, evento que reúne diversas formas de expressões artísticas, como moda, música, design, artes e filmes.

No universo sexual, ele é o idealizador do Projeto Luxúria, que uma vez por mês reúne o público para um evento com roupas que representem o seu fetiche sexual ou comportamental. A festa já passou pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas.

DIVULGAÇÃO

Heitor Werneck

Heitor Werneck

Dia do sexo

Apesar de não constar no calendário oficial de datas comemorativas do Brasil, o Dia do Sexo nasceu por meio de uma campanha de marketing de uma marca de preservativos.

Além de celebrar o ato e discutir o tema como forma de quebrar um antigo tabu, a data tem como objetivo conscientizar sobre a importância do sexo seguro.

O dia 6 de setembro foi escolhido pela junção dos números "6" e "9", formando assim o "69" --expressão que se refere a uma posição sexual bastante popular. A prática sexual, quando feita com segurança, traz, de acordo com especialistas da área de saúde, uma série de vantagens. Entre elas, benefícios relacionados à pele, coração e sistema imunológico.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.