Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

MEDO DO DESEMPREGO

Demissões de veteranos espalham pânico em jornalistas da Globo em SP

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Renato Machado com um terno azul e uma camisa preta, com um guardanapo amarelo à esquerda, falando sobre Jornalismo na Globo

Renato Machado: demissão de veteranos da Globo espalha pânico em jornalistas de São Paulo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/12/2021 - 7h00

A onda de demissões de jornalistas veteranos da Globo nas últimas semanas criou pânico na Redação de São Paulo. Repórteres com 20 anos ou mais de empresa e que notaram uma perda de espaço em telejornais recentemente estão com medo de serem os próximos a serem mandados embora.

A Globo ainda não finalizou o corte de gastos no Jornalismo. Algumas dispensas estão previstas para acontecerem até o início do ano que vem. O objetivo é renovar os rostos no vídeo, ao mesmo tempo em que se reduz o que é pago para contratados --quem tem longa carreira ganha altos salários.

O Notícias da TV apurou que dois repórteres que agora aparecem com mais frequência no SP2 são os mais receosos. Uma delas é ex-correspondente internacional, o que agrava a questão. Ambos trabalham na Globo desde os anos 1990, mas raramente dão as caras em rede nacional.

Pagar caro a um repórter para só fazer VTs em jornais locais não é visto como viável pela Globo, segundo fontes ouvidas. Outro ponto é que a nova chefe de Jornalismo na capital paulista, Ana Escalada, já assumiu o cargo no início do ano com o intuito de dar chances para novatos.

Ana era braço direito da veterana Cristina Piasentini, que comandou entre 2008 e 2020 o Jornalismo da Globo paulista. Sua promoção serviu justamente para a emissora colocar em prática essa ideia e criar novos perfis na Redação. Por enquanto, o objetivo está sendo cumprido.

Uma das profissionais que ganharam espaço por causa dessa renovação no Jornalismo da Globo é Luiza Vaz. Contratada em novembro de 2018, ela passou a apresentar o programa Mistura Paulista, que estreou no último dia 27.

O programa é um novo produto feito pelo Jornalismo para as tardes de sábado e fala da vida puramente paulistana. A escalação de Luiza, que mal completou três anos de Globo, foi uma amostra de como rostos novos são a prioridade no momento.

A saída dos veteranos da Globo

A última leva de dispensas da Globo cortou Renato Machado, ex-âncora do Bom Dia Brasil e ex-correspondente em Londres, e Francisco José, o rosto mais conhecido da Globo no Nordeste. Antes deles, já tinham saído Alberto Gaspar, Ari Peixoto, José Hamilton Ribeiro, Eduardo Faustini e Isabela Assumpção, além do narrador Linhares Júnior.

As demissões fazem parte de uma política de redução da folha salarial. Com exceção de Linhares, os citados tinham altos salários na Globo. Machado e José, por exemplo, ganhavam mais de R$ 100 mil por mês e faziam poucas aparições no vídeo. Eram repórteres especiais usados em casos esporádicos. 


Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Web Stories

+
A Favorita: Veja 7 atores da novela que sumiram da GloboPão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadoraNovela Pantanal: Descubra quem é Guito, o ator que interpreta Tibério na trama

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas