Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO PROGRAMA

De volta ao Brasil, Tiago Eltz vira aluno de Julia Duailibi na GloboNews

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Imagem de Tiago Eltz no comando do GloboNews Mais

Tiago Eltz no comando do GloboNews Mais; novo âncora virou aluno de Julia Duailibi na TV

Depois de cinco anos como correspondente da Globo nos Estados Unidos, Tiago Eltz voltou ao Brasil para apresentar o GloboNews Mais, novo jornal do canal de notícias. Porém, para assumir o posto de âncora, o jornalista teve algumas aulas da "professora" Julia Duailibi sobre a complicada cena política nacional.

"Eu já cobri uma dezena de eleições no Brasil e cobri a mais importante eleição da história recente dos Estados Unidos [a de 2020, marcada pela derrota de Donald Trump]. Durante toda a minha carreira como repórter também cobri política de forma factual. Mas o nível de profundidade, de detalhamento, de especialização que a GloboNews exige nesse momento para esse assunto, é outra história. É o nível Julia Duailibi de cobertura política", explica Eltz em entrevista ao Notícias da TV.

Enquanto a jornalista política perde o posto de "despertador das fontes", o ex-correspondente faz a festa com a nova colega de trabalho: "Julia é muito generosa, está me pegando pela mão e me guiando nesse caminho. E o melhor é que, além de ter ganhado uma professora, ganhei também uma amiga. Nos demos tão bem que, se conseguirmos levar para o estúdio a sintonia que temos fora da TV, vai ser incrível".

Formado em Jornalismo pela PUC Paraná, Eltz trabalhou na RPC, afiliada paranaense da Globo, e depois foi para as Redações fluminense e paulista da emissora.

Ele ganhou destaque na empresa com a cobertura da tragédia da Chapecoense, em 2016, quando revelou documentos que comprovavam que o piloto da aeronave que levava o time brasileiro não tinha combustível suficiente para enfrentar imprevistos durante o voo.

Em 2017, o jornalista tornou-se correspondente em Nova York, onde permaneceu nos últimos anos. Porém, com o início da Guerra na Ucrânia, Eltz voltou às pressas ao Brasil para apresentar o especial Central da Guerra, que aumentou a audiência do canal de notícias.

"O Central da Guerra nasceu muito na urgência da guerra. E foi a primeira vez que fiz algo assim [como âncora]. Agora, com mais tempo de preparação no estúdio, estou me sentindo um pouco mais à vontade. Mas, isso só vai acontecer também com o programa no ar, com o dia a dia", detalha.

DANIELA TOVIANSKY

Tiago e Julia

Tiago Eltz e Julia Duailibi

Pronto para tudo

Desde 2017, Eltz se apresenta nas redes sociais como um "repórter de tudo". "Olha, muito bom você ter lembrado isso, viu, porque acho que preciso trocar essa descrição 'repórter de tudo' no meu perfil nas redes. Gosto de apresentador de tudo, hein! Será? Acho que vou no óbvio e fácil: apresentador do GloboNews Mais", brinca o jornalista, que segue com o perfil desatualizado com o cargo anterior.

E, com a experiência internacional, o agora âncora exemplifica como pretende costurar as notícias de fora com a cena política interna, carro-chefe do Mais: "A gente quer dar notícia internacional com profundidade e contexto, e sempre tentando deixar claro por que elas são importantes para o Brasil. O dólar no Brasil não se explica sem a taxa de juros nos EUA".

"A inflação no Brasil não se explica sem o preço dos combustíveis no mercado externo. O preço das commodities não se explica sem as consequências da Guerra na Ucrânia. A gente quer trazer isso, de forma aprofundada e também saborosa, para entregar para o nosso assinante o que ele precisa saber para entender e explicar o momento e o mundo em que vive", projeta.

De volta à metrópole brasileira, Eltz vai e volta do trabalho com uma bicicleta elétrica. E, pelo menos para a reportagem, jura de pé junto que não sente saudades da Big Apple, apelido de Nova York.

"Aí, os meus amigos respondem: 'Fala comigo em seis meses!'. Não sei como vai ser em seis meses, mas agora está incrível. Quer dizer, o que sei é que em seis meses a gente vai estar trabalhando muito no GloboNews Mais, na cobertura do começo do próximo governo, seja ele qual for, para trazer muita informação importante, relevante e aprofundada para o nosso assinante", diz.

O GloboNews Mais é exibido de segunda a sexta, às 16h.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.