Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BASTIDORES

De trama bombástica a audiência: Por que Renascer volta em remake após 30 anos?

JORGE BAUMANN/TV GLOBO

Marcos Palmeira, Tarcísio Filho e Marco Ricca estão sentados em foto de Renascer, novela da Globo

Marcos Palmeira, Tarcísio Filho e Marco Ricca foram atrações no elenco da novela Renascer

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 26/1/2023 - 7h00

O sucesso de Pantanal (2022) contribuiu para a Globo encomendar a Bruno Luperi uma nova versão de Renascer (1993), sucesso de seu avô, Benedito Ruy Barbosa --o folhetim completa 30 anos em 2023. Mas não foi só isso. Os personagens populares, as tramas bombásticas e a boa aceitação do público são os principais motivos da escolha da emissora ao investir no remake da história protagonizada por Antonio Fagundes.

A ideia é que a novela substitua Terra Vermelha (nome provisório) a partir de janeiro de 2024. A obra já ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo entre 1995 e 1996 e no canal Viva foi exibida entre 2012 e 2013.

Disponível no Globoplay desde outubro de 2021, Renascer ocupou o top 10 de produtos mais vistos na plataforma. O sucesso do projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia no streaming animou ainda a cúpula da empresa na produção do remake.

A típica trama rural foi a primeira novela de Benedito Ruy Barbosa depois do estouro de Pantanal, três anos antes, na extinta Manchete (1983-1999). O folhetim marcou a estreia do autor no horário nobre da Globo. Na época, houve bastante comparação entre as histórias.

Disputa em família

Pantanal era capitaneada por José Leôncio (interpretado por Claudio Marzo em 1990 e Marcos Palmeira em 2022); já em Renascer o patriarca era José Inocêncio, vivido por Fagundes. No lugar do bioma pantaneiro entrou o cacau baiano.

O protagonista também tem problema na relação com um dos filhos, João Pedro, papel de Marcos Palmeira. Renascer teve uma primeira fase que arrebatou o telespectador. O sucesso de Patricia França e Leonardo Vieira nos papeis de Maria Santa e José Inocêncio jovem foi tanto que o autor foi cobrado para trazer os atores de volta na segunda fase.

Em Pantanal, Benedito Ruy Barbosa atendeu aos apelos e criou José Lucas de Nada para Paulo Gorgulho, o José Leôncio da primeira fase, voltar à novela. Mas em Renascer, o autor bateu o pé e deixou Patricia e Leonardo fora do restante da trama.

ACERVO GLOBO

Maria Luísa Mendonça interpretou Buba em Renascer

Maria Luísa Mendonça interpretou Buba

Personagens marcantes

Além deles, outros personagens caíram na boca do povo como Tião Galinha (Osmar Prado), Buba (Maria Luísa Mendonça), Dona Patroa (Eliana Giardini) e Damião (Jackson Antunes). Adriana Esteves sofreu na pele de Mariana, a mocinha de caráter duvidoso da trama. A atriz foi tão criticada que entrou em depressão e passou dois anos sem trabalhar.

Buba, por exemplo, trouxe à tona o debate sobre a intersexualidade, condição de quem nascer com ambos os sexos, antigamente conhecida como hermafroditismo. Foi o primeiro papel de Maria Luísa Mendonça na TV. "Me exigiu muita coragem", relembrou a atriz em entrevista ao jornal O Globo, em 2018.

Audiência bombástica

Com médias semanais sempre acima de 55 e ibope geral de 60 pontos, a trama rural de Benedito Ruy Barbosa é considerada uma das novelas de maior audiência da década de 1990. O folhetim foi ao ar originalmente entre 8 de março e 13 de novembro de 1993, com 213 capítulos.

Logo na semana inicial, os episódios de Renascer já ficaram acima dos 60 pontos. O maior público foi registrado em uma terça-feira, 22 de junho, quando marcou impressionantes 70 pontos. No último capítulo, teve 90% de share --ou seja, nove em cada dez TVs ligadas estavam sintonizadas na Globo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.