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O BRASIL TÁ VENDO

De pouco drama a Claude Troisgros: O que deu errado no Mestre do Sabor?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O apresentador Claude Troisgros ao lado de seu fiel assistente, Batista, durante episódio do Mestre do Sabor

O apresentador Claude Troisgros ao lado de seu fiel assistente, Batista, durante episódio do Mestre do Sabor

REDAÇÃO

Publicado em 23/7/2020 - 7h00

Chega ao fim nesta quinta-feira (23) a segunda temporada do Mestre do Sabor, reality culinário da Globo. Embora realizado durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o programa passou sem grandes repercussões na mídia e nas redes sociais. Pouco drama nas provas e falta de personalidades fortes entre participantes, jurados e apresentador podem explicar o que deu errado no programa.

Mestre do Sabor é o assunto principal do podcast O Brasil Tá Vendo, do Notícias da TV. No programa, os jornalistas Fernanda Lopes, Gabriel Perline e Paola Zanon conversam e trazem novidades, curiosidades e bastidores sobre o universo dos reality shows.

A competição culinária da Globo conseguiu bater recordes de audiência em sua reta final, mas ainda assim passou quase despercebida por grande parte do público. E a maneira com que as narrativas da competição e dos participantes são construídas pode ser parte do problema.

Enquanto realities como MasterChef, Bake Off e Top Chef retratam bastante tensão, pressão criada pelos jurados e apresentadores, rixas entre os competidores e depoimentos ácidos e/ou divertidos, o Mestre do Sabor se mostra mais como um reality positivo, sem tanto perrengue.

Apesar do nervosismo dos cozinheiros (que já são profissionais, o que por si só reduz as chances de desastres na cozinha), os episódios têm clima muito mais "café com leite" em relação ao que é visto nos realities culinários das outras emissoras. Grande parte do entretenimento de um reality vem do drama criado nas competições e histórias reais, e falta drama ao Mestre do Sabor.

Assim como falta, também, certa presença para Claude Troisgros. Carismático em seus programas no GNT, o chef francês se mostra como correto e quase inofensivo no reality da Globo. Os jornalistas sugerem, no podcast, que Ana Maria Braga seria um nome capaz de trazer uma apresentação muito mais vibrante, com maior audiência e ainda mais publicidade à atração.

A área comercial, aliás, é um ponto positivo do Mestre do Sabor, que rendeu bastante dinheiro para a Globo com cotas publicitárias de produtos alimentícios. A terceira temporada do reality já está confirmada, ainda sem data prevista para estreia.

Para saber mais sobre Mestre do Sabor e o universo dos reality shows, acompanhe o podcast O Brasil Tá Vendo. Você pode ouvir o segundo episódio pelo link abaixo ou pelas plataformas Deezer,Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts.

Ouça "#4: O que deu errado no Mestre do Sabor?" no Spreaker.

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