INFORME
REPRODUCAO/TV GLOBO
André Trigueiro e Ana Luíza Guimarães no Jornal Nacional de terça-feira (8); Globo citou Marcius Melhem
Com atraso, o Jornal Nacional noticiou nesta terça-feira (8) o escândalo de Marcius Melhem e as acusações feitas por Dani Calabresa. Em tom informativo, a Globo citou que a reportagem da revista Piauí, publicada na sexta-feira (4), repercutiu a denúncia na imprensa. No entanto, declarou que não pode se manifestar publicamente por questão de sigilo. A opção foi divulgar os links em que o público pode acessar as informações livremente.
Ao encerrar o telejornal, Ana Luíza Guimarães e André Trigueiro tiveram que ler o comunicado da Globo sobre o escândalo que repercute fora e dentro da empresa. Curiosamente, coube à substituta de Renata Vasconcellos iniciar o texto com fortes citações.
"A revista Piauí deste mês traz uma reportagem segundo a qual a atriz Dani Calabresa foi vítima de assédio sexual e moral por parte de Marcius Melhem, ex-diretor de Humor da Globo. Ao todo, a revista enumera duas vítimas de assédio sexual, sete vítimas de assédio moral e três vítimas de assédio sexual e moral", iniciou.
"A revista conta que a Globo abriu uma investigação interna sobre o assunto e informa que Melhem deixou a empresa em agosto deste ano. Diversos veículos de imprensa repercutiram a reportagem da revista", completou.
Trigueiro, por sua vez, destacou o motivo da emissora não ter comentado a história até então. "Ouvida pela Piauí e por esses veículos, a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamento abusivo, mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo por ter assumido com todos seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas. Mesmo nas hipóteses de desligamento, as razões não são tornadas públicas", informou.
"Apesar desses esclarecimentos, a revista Piauí e outros veículos criticaram a Globo por não se manifestar sobre esse caso específico", continuou.
Ana Luíza, então, informou ao telespectador os sites em que é possível ler sobre o caso. O perfil de Dani Calabresa nas redes sociais foi listado pelo noticiário.
Nas redes sociais, a primeira vez em que o Jornal Nacional citou o escândalo rendeu novas críticas. "O recado foi o seguinte: quer saber sobre o assédio que ocorreu em nossas instalações? Procure nos sites da internet, pois a gente não sabe de nada", comentou Claudio Santos.
"Claro que a Globo tentou evitar ao máximo tocar no assunto que um de seus diretores cometeu crime de abuso sexual. Só falou porque foi cobrada. Fato", opinou Jayme Lopes.
"Nunca tinha visto o Jornal Nacional indicar links e perfil das redes sociais para a galera se inteirar dos fatos. Inovador", ironizou o perfil @isthayme.
Veja repercussão nas redes sociais:
O recado do #JornalNacional foi o seguinte: Quer saber sobre o assédio que ocorreu em nossas instalações? Procure nos sites da internet, pois a gente "não sabe de nada"
— claudio santos (@claudiogsantos) December 9, 2020
Claro que a Globo tentou evitar ao máximo tocar no assunto q um de seus diretores cometeu crime de abuso sexual
— Jayme Lopes (@JaymeLopesA) December 9, 2020
Só falou pq foi cobrada
Fato.#1000DiasSemRespostas#JornaldaRecord#JN#JornalNacional#Globonews#CNNBrasil#JG#G1
Nunca tinha visto o #jornalnacional indicar links e perfil das redes sociais pra galera se inteirar dos fatos.
— Thay (@isThayMe) December 9, 2020
DIY de notícias..inovador. https://t.co/Frc0JmV3MW
primeira vez que vejo o Jornal Nacional recomendar link das matérias. foi bem "já que fomos proibidos, acompanhem as matérias muito bem produzidas dos outros veículos" https://t.co/6PO7T98jdg
— jubs (@barros_juu) December 9, 2020
Depois de muita pressão, a Globo finalmente falou sobre o caso Marcius Melhem. No @jornalnacional, se limitou a dizer que não "pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo". Curioso, porque no caso Zé Mayer foi diferente. #JN#jornalnacionalhttps://t.co/TfduYK26vO
— João Paulo Andrade (25/45) (@joaopandrade) December 9, 2020
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.