GloboNews elogiada
Reprodução GloboNews/CNN Brasil
A repórter Candice Carvalho em protesto nos EUA na GloboNews, enquanto CNN Brasil exibiu programa com Leandro Karnal
REDAÇÃO
Publicado em 31/5/2020 - 13h18
Na madrugada de domingo (31), protestos aconteceram nos Estados Unidos contra racismo e a conduta violenta da polícia, após o assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos que foi asfixiado por um oficial. A CNN Brasil tem sido muito criticada no Twitter por ter ignorado esse assunto e exibido reprises no horário. Ao mesmo tempo, a GloboNews tem recebido elogios pela cobertura ao vivo do tema.
No momento em que um protesto acontecia em Nova York, a GloboNews transmitia tudo ao vivo, com duas repórteres no local, mostrando ações dos manifestantes e dos policiais.
Enquanto isso, por volta de 1h da manhã, a CNN Brasil exibiu o especial O Mundo Pós-Pandemia – Expectativa x Realidade, com o historiador Leandro Karnal como convidado. Também foi ao ar o documentário Cidades Movimentadas.
O canal foi alvo de críticas por não dar a devida atenção aos eventos dos Estados Unidos, que têm chamado a atenção no mundo todo e são de grande relevância pública. Além disso, telespectadores têm comentado que a CNN Brasil poderia ter acesso exclusivo a material registrado nas sedes norte-americanas do canal, e assim poderia ter conteúdo muito mais elaborado sobre a situação.
Pela disparidade na cobertura entre os dois canais de notícias, a CNN Brasil virou meme. Confira algumas reações do público nas redes sociais:
Dois repórteres em campo nos protestos em NY na Globo News.
— Isolamento Social 🇧🇷 (@RealitySocial) May 31, 2020
E a CNN, com toda facilidade de obter imagens... pic.twitter.com/cBPAa2Zj92
GloboNews // CNN Brasil pic.twitter.com/vuIRBRsLAm
— o dono da quebrada (@omateusribeiro) May 31, 2020
Globo News tá fazendo uma cobertura impressionante.
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) May 31, 2020
A CNN, por incrível que pareça, tá reprisando uma entrevista com o Karnal (pela 238290382 vez).
CNN tá parecendo canal de TV a cabo antigo que exibia VT à noite por causa do preço do satélite.
CNN Brasil passando vergonha na parca cobertura dos protestos nos EUA. Globo News indo muito bem, por outro lado.
— 🔴 Ricardo Viz 🔴 (@Ricviz) May 31, 2020
Globo News cobrindo ao vivo os atentados em Nova York em plena madrugada, enquanto a CNN Brasil tá passando reprise de entrevista com o Karnal.
— Hialley Gouveia (@Hialley) May 31, 2020
Por isso que a Globo News tá disparada em 1º lugar na audiência!!!
Na sexta (29), a CNN Brasil já havia sido criticada nas redes sociais por escalar William Waack para comentar os protestos antirracistas nos Estados Unidos. O público não gostou de ver o jornalista falando sobre o tema por conta de seu histórico profissional.
Em novembro de 2017, quando era âncora do Jornal da Globo, Waack foi acusado de racismo após o vazamento de um vídeo no qual aparecia à frente da Casa Branca, nos Estados Unidos, e se revoltou quando um carro passou buzinando atrás. "Tá buzinando por quê, ô seu merda? Eu não vou nem falar porque eu sei quem é, né? É preto, é preto. É coisa de preto", disse na ocasião. Ele foi afastado prontamente da Globo, mas sua demissão foi anunciada apenas no final de dezembro.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.