Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FICOU DE FORA

Cleber Machado perde espaço para novatos em campanha da Globo para Copa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cleber Machado com uma blusa azul em uma transmissão de futebol na Globo

Cleber Machado: narrador fica fora de campanha da Globo para atrair anunciantes para a Copa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/7/2022 - 7h00
Atualizado em 19/7/2022 - 10h22

Um dos principais narradores da Globo, Cleber Machado tem perdido espaço na equipe. Em uma campanha feita pela área de negócios da emissora para chamar a atenção de empresas que queiram anunciar na Copa do Mundo do Catar, ele foi o único nome previsto para fazer partidas em TV aberta que ficou fora da ação. Renata Silveira e Karine Alves, que serão novidades da Globo para o Mundial, foram incluídas no material promocional.

Além de Renata e Karine, a Globo usou também Galvão Bueno e Luís Roberto, as duas principais vozes de jogos de futebol na emissora. O dono do bordão "Haja coração" já está com a despedida marcada para o fim do ano e, quando sua saída foi anunciada, ele havia apontado Luís Roberto como seu sucessor natural em partidas da Seleção Brasileira. Luiz Carlos Jr., titular do SporTV, é o único do canal pago que aparece. 

O Notícias da TV teve acesso à campanha por meio de fontes no mercado publicitário. A Globo diz no material que ainda tem espaços para preencher com anúncios na Copa. A líder só vendeu até agora quatro cotas master na TV aberta e outras quatro para a transmissão do SporTV.

A emissora argumenta que a audiência do torneio tende a ser alta durante as férias de verão no Brasil. A Copa será entre novembro e dezembro por causa do clima no Catar, que tem temperaturas muito altas em junho e julho, quando normalmente o campeonato ocorre. 

O  público tem desconfiado de que Cleber Machado tenha sido jogado para escanteio. Na internet, não são raros os comentários de que há uma predileção da Globo em relação a Luís Roberto, principalmente após a Copa do Mundo de 2018. O "sucessor de Galvão" comandou as três últimas finais de Copa do Brasil e fez jogos da Seleção quando o titular precisou se ausentar. 

Hoje, Cleber Machado tem ficado mais restrito às transmissões para a Grande São Paulo, onde ele é o comandante das partidas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos em TV aberta desde o fim dos anos 1990. Coincidentemente, sua perda de espaço cresceu justo quando o comando esportivo da Globo mudou, em 2019. 

Ainda no primeiro semestre, a Globo havia dito que contava com Cleber Machado para a Copa do Mundo do Catar. No entanto, uma mudança de cenário não pode ser descartada. O comentarista Casagrande, por exemplo, era dado como certo, mas deixou a emissora após 25 anos no início do mês. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.