Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JORNALISTA DA GLOBO

Ilze Scamparini esquece sono e comida para realizar sonho de cobrir guerra

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Ilze Scamparini em entrevista ao Conversa com Bial

Ilze Scamparini em entrevista ao Conversa com Bial; jornalista esqueceu sono e comida por guerra

Há mais de duas décadas Ilze Scamparini atua como correspondente da Globo na Europa. No entanto, a jornalista nunca cobriu uma guerra no Velho Continente. Para realizar esse sonho, pelo menos em partes, ela teve que esquecer o sono e algumas refeições durante o processo de produção do livro Atire Direto no Meu Coração.

"Fazer este livro acabou se transformando em um desejo muito grande porque nunca cobri uma guerra como jornalista, mas essa é a minha contribuição. É a guerra que eu fiz, entre aspas. Às vezes, sentia que tinha bomba estourando do meu lado. Você mergulha no relato, nas pesquisas, e acha que as coisas estão acontecendo do seu lado, lógico, de forma metafórica", confessa Ilze em entrevista ao Notícias da TV.

A jornalista voltou ao Brasil para participar da Bienal do Livro de São Paulo e, durante o evento, conversou com a reportagem sobre o romance. O livro narra as aventuras da jovem sérvia Yana Milinić, que se alista para atuar como voluntária durante a Guerra do Kosovo (1998-1999). "Sempre tive interesse nessa história porque considero essa guerra completamente esquecida, ponto final", explica.

Durante o trabalho na Europa, Ilze conheceu uma senhora que havia vivenciado essa guerra. Assim, a jornalista começou a conversar com a sobrevivente do conflito, investigou sua história e se inspirou nela para criar Yana.

Meu livro não é histórico, não tem essa intenção. É um romance, mas queria que fosse mais próximo da realidade possível. Por acaso, um dia, encontro essa figura, conversamos e falei assim: 'Poxa, que interessante. Não quer me contar sua história para fazer um livro', algo assim. Comecei a conhecê-la por meio dessas entrevistas para ver se realmente rendia uma história. Com o passar do tempo, a riqueza de informações, de dramas, acabou me convencendo: 'Isso dá um livro!'.

E a produção do romance durou uma década. "Às vezes, falávamos durante três dias só sobre o pai dela, cinco dias só da mãe, fui revirando essa personagem do avesso até chegar no tema guerra, pois ela lutou na guerra. Uma pessoa que participa de um evento assim, tão duro, monstruoso até, remove muita coisa da cabeça, esconde", detalha.

Para a reportagem, Ilze adianta que tem outras histórias em mente para futuras contribuições à literatura e que, além do trabalho na Globo, escreve um livro sobre os papas que cobriu nos últimos anos. "Acho que é até um dever meu como jornalista", finaliza.

Atire Direto no Meu Coração é um romance publicado pela editora HarperCollins Brasil, tem 304 páginas, e o preço sugerido é de R$ 49,90 para a edição física, e R$ 34,90 para a versão digital.

TUDO SOBRE

Ilze Scamparini


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.