Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Cinco motivos para ver Se Eu Fechar os Olhos Agora e acreditar no futuro da TV

Fotos: Maurício Fidalgo/TV Globo

Débora Falabella vive Isabel na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora: produção primorosa - Fotos: Maurício Fidalgo/TV Globo

Débora Falabella vive Isabel na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora: produção primorosa

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 17/4/2019 - 5h43

Lançada inicialmente no Now, plataforma on demand da Net e da Claro TV, e já disponível no Globoplay, a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora chega à tela da Globo com oito meses de atraso. A experimentação deixa evidente a preocupação da emissora com as alternativas que roubam cada vez mais público da televisão aberta.

Modelos e estratégias de negócios à parte, a minissérie de Ricardo Linhares é um excelente produto e mostra que ainda existem razões para acreditar que a televisão é um meio que tem fôlego de sobra para competir com as novidades de igual para igual. Confira cinco motivos que tornam Se Eu Fechar os Olhos Agora imperdível:

Primeira vítima da minissérie Thainá Duarte (Anita) é observada pelos jovens protagonistas


A história

Ricardo Linhares, o autor salvador oficial das novelas da Globo, pegou uma trama que já era excelente e conseguiu melhorá-la ainda mais. Deu densidade a personagens existentes no livro homônimo do jornalista Edney Silvestre, criou outros novos e não se limitou à narrativa literária para construir o arco dramático da minissérie. O resultado foi a construção de uma trama instigante e que prende o público pelo mistério em torno da investigação da morte de Anita (Thainá Duarte).

reprodução/tv globo

Eduardo (Xande Valois) e Paulo (João Gabriel D'Aleluia): novatos se destacam entre veteranos


O formato

Em dez episódios, não há espaço para enrolações e barrigas, elementos infelizmente bastante comuns em nossas telenovelas. Narrativas mais curtas têm se mostrado um caminho sem volta, além de serem o que há de melhor na TV brasileira --uma lista que vem encabeçada pelas recentes temporadas de Sob Pressão e Carcereiros.

Murilo Benício é o prefeito Adriano em cena rodada dentro de igreja: reconstituição impecável


A produção

A estética soturna, com referências evidentes ao cinema noir, e a reconstituição de época impecável tornam a produção condizente com a força e o mistério da narrativa. A direção fresca de Carlos Manga Jr. deu a elegância necessária que a série pedia, sem planos óbvios e vícios de outros diretores de novelas.

Antonio Fagundes vive Ubiratan, que ajuda os dois adolescentes a desvendarem os crimes


O elenco

Ter uma constelação à frente da história não é garantia de nada, mas o elenco de Se Eu Fechar os Olhos Agora é afiado e uniforme. Desde os dois garotos protagonistas, João Gabriel D'Aleluia (Paulo) e Xande Valois (Eduardo), até veteranos como Antonio Fagundes (Ubiratan) e Jonas Bloch --assustador na pele do bispo Tadeu--, todo o elenco tem espaço para brilhar.

Gabriel Braga Nunes (Geraldo) cresce sem a apatia impressa em seus últimos personagens e mesmo Milton Gonçalves, o narrador da história, consegue emocionar apenas com sua voz.

Mariana Ximenes como Adalgisa, personagem cheia de mistérios: atuação digna de elogios


Mariana Ximenes

Se tem um nome a se destacar no elenco da minissérie, é o de Mariana Ximenes. A atriz mais versátil de sua geração impressiona tanto como mocinha ou vilã de novela quanto com a personagem que tem em mãos agora. Com Adalgisa, criada por Linhares, Mariana imprimiu um ar de decadénce avec elegance e rouba a atenção em qualquer cena de que participa.

Os dilemas pessoais da ex-miss são encobertos por sua aparência sofisticada e vanguardista. Adalgisa é, por fim, a tradução exata de toda a minissérie: nem tudo o que as personagens da história aparentam ser é o que de fato são.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.