Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Cachorra ignorada por participantes no primeiro BBB cortou coração do público

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cachorrinha Mole sentada em uma cadeira na área externa do Big Brother Brasil 1

Cachorrinha Mole no Big Brother Brasil 1; cão se apegou a Caetano Zonaro, o primeiro eliminado

THELL DE CASTRO

Publicado em 10/4/2022 - 6h15

Há 20 anos, quando estreou o Big Brother Brasil, a Globo ainda estava fazendo adaptações no formato do reality show --que já fazia sucesso em outros lugares do mundo. Um dos maiores erros da história do programa foi inserir a cachorrinha Mole dentro da casa na primeira edição.

Em 3 de fevereiro, alguns dias após a estreia do BBB 1, a mascote entrou na casa. Rapidamente, se apegou ao participante Caetano Zonaro, que não se entrosou com os demais integrantes do jogo.

O problema é que o modelo foi o primeiro eliminado da história do reality. Foi comovente, no momento da saída do participante, Mole tentando deixar a casa junto com ele. Nos dias seguintes, além de não receber atenção dos demais confinados, ela ficou bastante triste.

A ideia de inserir Mole dentro da casa foi do diretor do programa, J.B. de Oliveira, o Boninho. Da mesma forma, ele viu o erro e cogitou tirar a cadela do programa logo após a saída de Caetano.

Em 10 de fevereiro de 2002, a Folha de S.Paulo fez uma reportagem na qual especialistas disseram que a inclusão do animal no ambiente aflitivo do BBB não foi uma boa ideia.

"Toda aquela tensão vai passar para o animal, que é envolvido pelos campos de animosidade. Isso vai gerar ainda muita insegurança nela, que já sofreu uma perda logo no início", disse a veterinária Hanelore Fuchs, PhD em psicologia animal.

"Se as outras pessoas não derem carinho a ela, a tendência é que fique sem referência na casa, podendo se isolar e até recusar comida", disse Eufrate Almeida, diretor da ONG Quintal de São Francisco.

Por outro lado, o então diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, "afirmou que a cadela está muito melhor agora, na casa, do que antes, pois foi achada na rua". Mole foi encontrada nas ruas do Rio de Janeiro em novembro de 2001 por uma consultora, que a cedeu para o BBB com resistência.

Boninho reconheceu erro

Após muita discussão, Mole foi retirada da casa, sem muito alarde, por volta das 19h de 15 de fevereiro daquele ano. Após o término da primeira edição, em maio de 2002, Boninho disse que jamais repetiria esse erro.

"Aquela história com a cachorra, certamente não. Com a [cadela] Mole a brincadeira funcionou no começo. Só que eu não imaginei que, fora o Caetano, ninguém se lembraria de cuidar dela. Largaram a cachorra sem comida, água. Por isso eu a tirei de lá", declarou em entrevista à revista Playboy.

Com o passar dos anos, outros pets foram inseridos dentro da casa, durante poucas horas, como no BBB14, sem nenhum registro de problemas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.