Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESRESPEITO

Bolsonaro xinga Daniela Lima de 'quadrúpede'; CNN Brasil reage à ataque

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Montagem de fotos com o presidente Jair Bolsonaro e a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil

Jair Bolsonaro fez um novo ataque contra a imprensa ao xingar a jornalista Daniela Lima, da CNN Brasil

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2021 - 12h06

Durante conversa com apoiadores na entrada do Palácio Planalto na terça-feira (1º), Jair Bolsonaro xingou a jornalista Daniela Lima ao chamá-la de "quadrúpede". A CNN Brasil reagiu ao ataque do presidente da República e emitiu uma nota de repúdio; a âncora agradeceu o apoio que tem recebido de colegas de trabalho e políticos e comentou que responde ao ódio com trabalho.

Sem citar o nome de Daniela, Bolsonaro relembrou e distorceu uma fala da apresentadora, que a fez ser criticada por bolsonaristas na semana passada. "Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos", disse ela, na edição de quarta-feira (26) no CNN 360.

Na entrada do repórter e a própria tarja da CNN Brasil explicavam o ato falho com o motivo para o uso do "infelizmente", já que o mês de abril foi o que registrou o menor saldo de vagas formais em 2021.

Sem citar o nome de Daniela, o presidente fez o comentário ofensivo ontem. "É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero", soltou o político.

Em nota, a CNN Brasil repudiou a fala: "Apesar de não citar nomes, o presidente da República, Jair Bolsonaro, usou uma palavra muito ofensiva para criticar a âncora da CNN Daniela Lima durante conversa com seus apoiadores na tarde desta terça-feira". 

"A empresa repudia com veemência as ofensas e insinuações do presidente. A liberdade de imprensa é um pilar fundamental em qualquer democracia e precisa ser protegida por toda a sociedade", diz o comunicado.

Nas últimas horas, Daniela Lima recebeu o apoio de deputados federais, senadores e também de colegas de imprensa. Na abertura da CPI da Covid desta quarta-feira (2), Randolfe Rodrigues pediu a palavra para condenar o ato de Bolsonaro.

"Causa espanto ocorrer nessa Comissão reivindicações de urbanidade e não ter tido, no começo do dia aqui, uma manifestação de solidariedade a quem exerce a imprensa livre, a quem exerce um dos pilares da democracia. Uma mulher jornalista que exerce uma das funções centrais no estado democrático de direito", falou o senador.

A âncora da CNN Brasil, que vem sendo atacada por redes bolsonaristas desde a semana passada, agradeceu o apoio. "Agradeço todas as manifestações de solidariedade. Imprensa e democracia são irmãs siamesas. Respondo como posso, com trabalho", escreveu Daniela, no Twitter.

Veja abaixo publicações sobre o caso:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.