Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

'INSANO'

Bolsonaro se exalta em debate, e Lula pede desculpas a Globo: 'Se comporte'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ex-presidente Lula (PT) durante o debate da Globo às vésperas do segundo turno das eleições; ele está olhando para frente enquanto conversa

O ex-presidente Lula (PT) durante o debate da Globo às vésperas do segundo turno das eleições

ARTHUR PAZIN

arthurpazin@noticiasdatv.com

Publicado em 28/10/2022 - 23h12

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se exaltou durante o debate da Globo com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite desta sexta (28). Diante da situação, o petista pediu desculpas à emissora pela postura do adversário, chamando seu comportamento de "insano". "Se comporte!", disparou o ex-metalúrgico.

Em meio a discussões acaloradas, Lula se dirigiu às câmeras anunciando que passaria a usar o debate para discutir em vez de ficar nos ataques. Ele prometeu que, no bloco seguinte, falaria de programas de governo e investimentos.

Em seguida, Bolsonaro desprezou o discurso do adversário e afirmou que Lula mentiu durante toda a campanha. "Você vai cair na conversa de novo? Para, para de mentir! Vai para casa!", esbravejou o atual chefe do Executivo.

Neste momento, o petista alfinetou a postura do atual presidente, dirigindo-se à emissora:

Eu sinceramente queria pedir desculpas à Rede Globo de Televisão porque esse comportamento insano que vem governando o Brasil praticamente há quatro anos. Todo mundo sabe dos rompantes dele, das ofensas dele, das agressões dele à mulher, aos quilombolas, aos jornalistas, todo mundo vê.

O ex-presidente também justificou que apenas fez uma pergunta a Bolsonaro sobre reforma da Previdência. Segundo ele, o presidente reagiu de forma surpreendente.

"Esperava que ele respondesse e que tivesse um pouco de respeito e não ficasse gritando como se estivesse em casa. Se comporte como presidente que você é. Tenha o mínimo de postura", disse Lula.

Direito de resposta

Ainda durante o debate, Bolsonaro provocou William Bonner por ter dito que Lula não devia mais nada à Justiça durante entrevista ao Jornal Nacional. "Você dizer que foi absolvido, só se foi pelo Bonner", ironizou o presidente.

Posteriormente, Bonner precisou pedir um "direito de resposta" para esclarecer a fala de Bolsonaro e afirmou que em nenhum momento criou informações inexistentes para beneficiar o petista:

Me permita fazer um esclarecimento muito breve. De fato, eu disse, na entrevista do Jornal Nacional, que o candidato Lula não deve nada à Justiça, mas, como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal. Eu queria só fazer esse esclarecimento. Lembrando que algumas dessas decisões são bem recentes.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.