Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'PARA TODES'

Artista usa pronome neutro no É de Casa e público detona: 'Vergonha alheia'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mulher loira, de vestido preto, conversa com outra mulher negra, de blusa amarela e calça jeans em uma rua a céu aberto

Fernanda Bueno é entrevistada por Rita Batista no Parque Minhocão, em São Paulo, para o É de Casa

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/2/2021 - 10h08

A repórter Rita Batista entrou ao vivo no É de Casa deste sábado (27) para apresentar ao público a Mostra Brasileires, diretamente do Parque Minhocão, em São Paulo, mas as obras pintadas nos prédios que circundam a área foram ofuscadas pelo discurso da curadora do evento, que concedeu a entrevista usando pronomes neutros.

"Bom dia a todes. Estamos aqui na galeria de arte a céu aberto de São Paulo, no polo cultural Parque Minhocão, com a mostra Brasileires, com vários artistas ocupando esse espaço com arte urbana no espaço público, de acesso livre e gratuito para todes", disse a produtora cultural Fernanda Bueno.

Os pronomes neutros ganharam força nos últimos anos por conta do movimento LGBTQ+, com o objetivo de fazer as pessoas não binárias --aquelas que não se identificam nem com o gênero feminio, e nem com o masculino-- serem mais inclusas nos discursos coletivos.

Quem faz o uso dos pronomes neutros, tem por hábito trocar as vogais "a", "e" ou "o", que determinam os gêneros das palavras, por "e" ou "x". E foi exatamente o que a produtora cultural fez ao vivo na Globo. Em vez de falar "todos", disse "todes".

A mostra apresentada também foi batizada com o objetivo de trazer mais inclusão. "Brasileiros" virou "Brasileires". Mas boa parte do público não curtiu e criticou nas redes sociais:


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e confira o nosso boletim diário com os principais destaques do dia


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.