Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVOS PREFEITOS

Apuração das Eleições 2020: Onde acompanhar os votos na TV e online

DIVULGAÇÃO/GLOBONEWS, CNN e RECORD

Montagem de fotos com Heraldo Pereira (GloboNews), Márcio Gomes (CNN) e Eduardo Ribeiro (Record)

Heraldo Pereira (GloboNews), Márcio Gomes (CNN) e Eduardo Ribeiro (Record) vão cobrir as apurações

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 15/11/2020 - 16h00

A apuração para os cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2020 começa a partir das 17h deste domingo (15). As emissoras e os canais de notícia preparam uma cobertura ao longo do dia inteiro para informar o eleitor sobre os resultados dos votos. Online, as melhores opções são os grandes portais, como o UOL, ou o aplicativo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ao contrário do que aconteceu nos Estados Unidos no início deste mês, os resultados já devem ser conhecidos logo nas primeiras horas por conta do uso da urna eletrônica, que dá maior agilidade ao processo.

Ao longo do domingo, a Globo terá boletins com a situação da votação ao redor do país. Após o fechamento das urnas, William Bonner e Renata Lo Prete comandam a Marcha da Apuração. Às 18h, e às 19h05, Ana Luiza Guimarães apresenta as primeiras parciais da apuração no Rio de Janeiro. Em São Paulo, Alan Severiano será os responsável pelas informações nos boletins.

Na GloboNews, a partir das 17h, os apresentadores Heraldo Pereira, do RJ, e Christiane Pelajo, de SP, recebem o time do Central das Eleições (Natuza Nery, Carlos Alberto Sardenberg, Andréia Sadi, Fernando Gabeira, Flávia Oliveira, Gerson Camarotti, Mônica Waldvogel e Merval Pereira), além de Miriam Leitão, para analisar os resultados da apuração.

Assim como a Globo, a Record também fará boletins ao vivo desde às 7h, quando começa a votação, e passará a atualizar a apuração a partir das 17h, dentro do Hora do Faro. Pela primeira vez, a emissora vai usar tecnologia de realidade aumentada para trazer os dados de maneira mais clara e visual para o telespectador. 

Além da apresentação dos dados do TSE em tempo real, sob o comando do âncora Eduardo Ribeiro, a cobertura traz análise política da âncora do Jornal da Record, Christina Lemos, e do comentarista Augusto Nunes.

Na Band, o Band Eleições entra no ar às 17h, com foco nas pesquisas boca de urna e na apuração minuto a minuto. Durante quatro horas, José Luiz Datena e Eduardo Oinegue se revezam no comando do programa entrevistando candidatos, autoridades e um grande time de analistas políticos. Na central de apuração, Lana Canepa, Douglas Santucci e Cynthia Martins trazem as notícias atualizadas. Às 21h, entra no ar o Canal Livre também ao vivo.

O BandNews TV apresenta uma programação especial a partir das 17h, ancorada por Marcello D’Angelo e Felipe Vieira, com especialistas para analisar a apuração em tempo real. Os cientistas políticos Antonio Lavareda e Fernando Schüler e a jornalista Mônica Bergamo estão entre os analistas da cobertura das Eleições 2020.

Na TV Cultura, das 17h às 18h, a primeira parte do especial De Olho no Voto acompanha o encerramento da votação e as primeiras apurações das eleições municipais pelo país. Na segunda metade do programa, das 20h às 21h, serão mostrados os primeiros resultados das urnas nas principais cidades brasileiras.

A RedeTV! terá um programa sobre os resultados da votação entre 18h30 e 20h. Já o SBT não fará alterações na grade.

Na CNN Brasil, a partir das 16h, Márcio Gomes, Daniela Lima e Glória Vanique comandam o CNN Eleições 2020, que fica no ar até 22h30 e vai movimentar o time de repórteres e analistas do canal de notícias.

Resultado das Eleições 2020 online

Além de portais de notícias e dos canais com programação na web, também é possível acompanhar a apuração diretamente pelo site do TSE. Como as eleições vão acontecer em 5.568 municípios pelo país, as redes de televisão acabam focando a cobertura nas capitais, e os moradores de outras cidades não conseguem saber das atualizações de suas respectivas regiões.

Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza o aplicativo gratuito Resultados, disponível para download no Google Play e na App Store. Para utilizar, basta adicionar o município sobre o qual quer saber o resultado.

Feito isso, o eleitor tem condições de ver todos os números dos candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.