TIAGO PAVINATTO
Reprodução/Jovem Pan
O apresentador e jurista Tiago Pavinatto no programa Os Pingos nos Is de terça-feira (28)
Apresentador da Jovem Pan, o jurista Tiago Pavinatto perdeu a compostura e, durante um comentário mais exaltado no programa Os Pingos nos Is, acabou dando uma "dica" quente para o deputado federal Rui Falcão (PT-SP). "Eu sou gay, eu faço sexo oral! Arranca a chapa [dentadura] e faz uma chupeta", recomendou ele, que ainda se referiu ao político como "velho fascista".
A fala ocorreu após o programa exibir um vídeo da sessão de terça-feira (28) na Câmara dos Deputados, em que Nikolas Ferreira (PL-MG) foi chamado de "chupetinha". O trecho apresentado pela Jovem Pan dava a impressão de que Rui Falcão teria proferido o termo, mas André Janones (Avante-MG) assumiu a autoria da fala.
"Eu não sei se eu vou continuar nessa emissora depois disso. Mas eu queria dizer para esse senhor que chupetinha boa deve ser a dele quando ele tira a chapa. É isso que eu acho", começou Pavinatto. "Porque se fosse comigo, ou se fosse qualquer outro falando 'chupetinha' para um homem, a esquerda já estaria chamando de homofóbico, já estaria pedindo a cassação do mandato."
"Se isso não é quebra de decoro, esse senhor sem cabelos --aliás, recomendo Ervik pro senhor, vou mandar 20 caixas para ver se melhora--, ele foi homofóbico. Não que o Nikolas Ferreira seja gay, mas quando você diz para uma pessoa do sexo masculino 'chupetinha', você está tirando sarro dele, chamando-o de gay de forma pejorativa", continuou o comentarista.
"Então muito mais do que a peruca do Nikolas Ferreira, Rui Falcão [foi homofóbico]. Agora, se vier todo mundo com a desculpa de que ele perdeu o juízo, isso é homofobia. Isso é homofobia! Ele usou 'chupetinha' para se referir a um heterossexual, chamando-o de gay, de homossexual", discursou Pavinatto, já alterado.
"Eu sou gay! Eu sou homossexual! E eu fiquei ofendido. Porque eu sou homossexual, eu faço sexo oral. E quando você diz que alguém que não é gay faz sexo oral, de maneira pejorativa você está me dizendo que eu sou uma aberração. E aí, cadê a associação LGBT (sic)? Eu como gay me senti ofendido. Eu senti que isso foi crime de racismo. Vai acontecer alguma coisa agora com o PT ou é homofobia do bem? Eu estou cansado de crime do bem nesse país", provocou o também escritor.
Pavinatto, então, recomendou que Rui Falcão tirasse a própria dentadura no intuito de melhorar seu sexo oral. "A cara deslavada desse senhor, que eu indico arranca a chapa e faz uma chupeta", indicou. "Para mim chega! Isso é a gota d'água. Um partido que é do amor, que prega a união, a decência, a democracia, fazer uma cena dessa? Essa é a cara do PT. Velho fascista, é isso que ele é", encerrou.
Depois do fim da atração, o apresentador reconheceu que se excedeu e pediu desculpa no Twitter. "Fui grosseiro em Os Pingos nos Is hoje. Perdi a compostura e fui ofensivo com quem chamou e permitiu (sem reprimenda) que se chamasse um parlamentar de 'chupetinha'", escreveu.
"Machado de Assis escreveu que 'o menino é pai do homem'; pois bem: quantas vezes o menino Tiago não foi ofendido em razão da sua sexualidade e chamado de 'chupeteiro' e coisa que o valha? O menino Tiago foi tão machucado com isso ao longo da vida que, adulto, o homem Pavinatto foi tomado de ira quando ouviu um parlamentar lulista ofender um opositor com o mesmo xingamento", continuou ele, ignorando que Falcão já havia negado ser o autor da fala.
"Que me arranquem do ar; que me processem; que me prendam se for o caso. Mas jamais minimizem meus traumas nem queiram tirar de mim o direito à legítima defesa verbal de um ataque verbal homofóbico (racista portanto) vindo de um deputado lulista que mente quando diz defender a diversidade. Facistas! (sic)", encerrou.
O tema "chupetinha" voltou à boca de Pavinatto nesta quarta-feira (29), durante o programa Linha de Frente. A mesa-redonda discutiu o xingamento --agora sim atribuído a André Janones-- dentro da Câmara e rotulou a controvérsia como "homofobia do bem", devido à suposta impunidade a políticos de esquerda.
Apesar dos comentários controversos, o apresentador tem levantado a audiência da Jovem Pan na Grande São Paulo. Nesta quarta-feira, o Linha de Frente chegou a ficar na frente da GloboNews durante cerca de uma hora, segundo dados prévios do Ibope.
Apesar da insinuação de Tiago Pavinatto de que chamar Nikolas Ferreira de "chupetinha" seria uma demonstração de homofobia, o apelido não é propriamente uma ofensa à comunidade LGBTQIA+.
O nome "chupetinha" pegou após o youtuber Felipe Neto, que já discutiu com o deputado nas redes sociais, ter feito uma montagem em que colou o rosto de Ferreira em uma foto de Bolsonaro com uma criança no colo. Ele também colocou uma chupeta na boca do mineiro, indicando que ele seria uma criança chorona.
“Ain ain estão sendo homofóbicos comigo me chamando de chupetinha”
— Felipe Neto 🦉 (@felipeneto) March 29, 2023
A realidade do apelido: pic.twitter.com/awPMvKuL2u
Confira o vídeo de Tiago Pavinatto se alterando em comentário (a partir de 1:20:00)
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.