Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MINISTÉRIO DE OLHO

Após virar Cidade Alerta, Encontro com Patrícia é reclassificado pelo governo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Patrícia Poeta com uma camisa verde e lenço azul

Patrícia Poeta no Encontro: programa da Globo é reclassificado pelo Ministério da Justiça

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 12/8/2022 - 13h35
Atualizado em 12/8/2022 - 13h38

Após investir mais em temas policiais e ficar com ares de Cidade Alerta, o Encontro com Patrícia Poeta foi reclassificado pelo governo federal nesta sexta (12). O programa passará a ter o selo de "não recomendado para menores de 12 anos" por conta de "temas sensíveis" e violência que são exibidos na atração matinal. A Globo tem até cinco dias para fazer o ajuste na atração, que atualmente é indicada para maiores de 10 anos.

O Notícias da TV teve acesso ao despacho completo --parte dele foi publicado no Diário Oficial da União. A mudança foi feita pelo DPJus (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça), órgão governamental ligado ao Ministério da Justiça que cuida de classificações de programas de TV e filmes.

Sem detalhar os motivos, o governo diz que o Encontro tem exibido casos violentos na última semana --o que, de fato, tem ocorrido. No início desta semana, Patrícia Poeta dedicou mais da metade de seu tempo ao vivo na Globo para a exploração do drama da família de Leandro Lo, lutador morto por um policial militar em uma festa em São Paulo no último fim de semana.

A cobertura teve uma consequência positiva em relação aos números de audiência. A atração bateu recorde dois dias seguidos e deu seus maiores índices desde a estreia, com 9 pontos de média na Grande São Paulo. As concorrentes Record e SBT ficaram bem atrás, com apenas 3 pontos cada uma.

Nesta sexta (12), a atração abordou a tentativa de crime contra Bárbara Coelho, apresentadora do Esporte Espetacular que quase foi dopada por um motorista de aplicativo. O programa exibiu uma entrevista exclusiva com ela e deu detalhes do que aconteceu.

Mesmo reclassificado, a Globo não corre maiores riscos. Desde 2016, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a classificação indicativa não é mais vinculada ao horário de transmissão. Em outros tempos, o Encontro não poderia ser exibido antes das 20h com o selo que lhe foi dado nesta semana.

O Encontro com Patrícia Poeta estreou em julho e passou a ir ao ar mais cedo, na faixa das 9h30, logo depois do Bom Dia Brasil, o que explica a mudança editorial e o investimento em jornalismo ao vivo, já que existe uma demanda por notícias na faixa.

Além disso, outro ponto positivo do horário é herdar uma audiência alta do noticioso, que entrega com mais de 8 pontos de audiência. Ana Maria Braga, que comanda o Mais Você e passou para o horário das 10h35, foi a principal prejudicada em relação ao ibope nesse primeiro mês de mudança.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.