NOVA DIRETORIA
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Bernardo Bello em depoimento à série Vale o Escrito; Globo cria diretoria própria para docs
Animada com a boa repercussão da série documental sobre Xuxa Meneghel e de Vale o Escrito, a Globo anunciou nesta quarta (24) a criação de um núcleo para produção de documentários. A nova estrutura vai ter o papel de articular os talentos e os recursos necessários para novas produções, seja para TV aberta ou para o streaming.
Anelise Franco, que atuava como gerente de produção do Conversa com o Bial, estará à frente do Núcleo DOC. Ela vai trabalhar sempre em conjunto com um dos diretores de Gênero, a depender do tema de cada projeto.
Atualmente, a equipe de diretores de gênero dos Estúdios Globo conta com José Luiz Villamarim (Dramaturgia), Mariano Boni (Variedades), J. B. Oliveira (Variedades) e Raoni Carneiro (Variedades).
"Reconhecendo a enorme importância dos documentários para todas as plataformas Globo, especialmente para Globoplay e TV Globo, estamos criando o Núcleo DOC dos Estúdios Globo. O novo núcleo terá o papel de articular os talentos e recursos necessários em cada projeto", explica Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, TV Globo e Afiliadas, em comunicado à imprensa.
"Da mesma forma como atua o nosso núcleo de filmes, o de documentários vai trabalhar sempre em conjunto com um diretor de Gênero, a depender do tema a ser retratado", acrescenta o executivo.
Em comunicado interno, Soares aponta que a recepção positiva de documentários como Vale Tudo com Tim Maia (2022), Marisa Monte: Portas e Janelas (2023) e Xuxa: O Documentário (2023) foi fundamental para a criação de uma estrutura voltada especialmente para tais produções.
O diretor ainda agradeceu nominalmente a contribuição de Pedro Bial, "um realizador brilhante de documentários", na nova estrutura. Ele também adiantou que uma obra documental sobre Jô Soares (1938-2022) está em andamento.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.