Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Vizinha encrenqueira

Após revelar leucemia, Susana Vieira vai protagonizar série de Miguel Falabella

Reprodução/TV Globo

Susana Vieira abriu o jogo sobre o tratamento de leucemia no Fantástico do último domingo (18) - Reprodução/TV Globo

Susana Vieira abriu o jogo sobre o tratamento de leucemia no Fantástico do último domingo (18)

REDAÇÃO

Publicado em 20/11/2018 - 8h21

Susana Vieira será uma das protagonistas de Eu, Minha Avó e a Boi, série escrita por Miguel Falabella. A atriz revelou em entrevista ao Fantástico no último domingo (18) que recebeu há três anos o diagnóstico de leucemia e que voltará à TV em breve. Ela interpretará a personagem que vive em pé de guerra com a vizinha encrenqueira há 60 anos.

De acordo com a colunista Carla Bittencourt, do jornal Extra, o próximo trabalho de Susana Vieira será na produção de humor de Falabella, viabilizada em parceria com Gloria Perez, e que tem a história baseada em posts que fizeram sucesso no Twitter. Durante a entrevista a Poliana Abritta, a atriz afirmou que está escalada pela emissora. "A Globo já me ofereceu trabalho, e aceitei", disse, sem dar mais detalhes.

Usuária ativa das redes sociais, a autora de A Força do Querer (2017) se interessou pela história relatada por Eduardo Hanzo no microblog sobre a rivalidade entre a avó dele e a vizinha.

Na thread _expressão usada para definir uma série de posts sobre o mesmo assunto, o tuiteiro contou que a vizinha se casou com um ex-namorado de sua avó, um dos motivos para elas terem virado inimigas e passarem a maior parte da vida trocando provocações.

No início de setembro, Hanzo usou o Twitter para anunciar que sua história viraria série e postou uma foto ao lado de Gloria Perez e Miguel Falabella. Os autores também confirmaram a informação em suas contas na rede social.

Diagnóstico de leucemia
Na entrevista concedida a Poliana Abritta, Susana Vieira falou dos momentos mais delicados dos três anos de tratamento. "Quando eu me vi tão exibida, tão vaidosa, tão Senhora do Destino, tão rainha de bateria, a bailarina do Teatro Municipal, Susana Vieira, com uma enfermeira tendo que trocar minha fralda?", se emocionou a atriz.

"A primeira pergunta que eu fiz pra ele [o médico]: 'Eu vou morrer quando?'", contou ela, que recebeu a apresentadora do dominical em sua casa na sexta (16).  "E o médico disse que eu vou morrer, sim. Mas não necessariamente dessa doença."

A veterana de 76 anos afirmou que tem ódio da ideia de morrer. "Eu tive medo de morrer", confessou. "Se a morte chegar, eu vou esbofeteá-la", brincou. "Eu acho que quando você fica doente, para todos nós que somos produtivos e independentes, existe um medo de ficar dependente, medo do desemprego, medo da solidão. Existe a vergonha de você ficar doente. O que eu mais valorizava na vida era eu ter saúde, que eu tinha 50, 60, 70 anos, com muita saúde."

Apesar do susto que levou, Susana minimizou a maneira como lidou com o diagnóstico. "Eu não me revoltei um minuto, em nenhum momento eu perguntei pra Deus: 'Por que eu?'. Eu aceitei", lembrou ela.

A atriz contou com o apoio da família, em especial da nora Ketryn Goetten, e até dos cachorros para se recuperar. Ela disse que não quis esconder a doença do público. "Não é que escondi, não tinha porque sair propagando, até a gente ver como a doença ia se portar em mim", justificou.

E ela também trabalhou o quanto podia: mesmo na luta contra a doença, atuou na supersérie Os Dias Eram Assim (2017), como a vilã Cora Dumonte. No ano anterior, se aventurou como apresentadora do Vídeo Show.

"[Quando recebi o diagnóstico,] Eu estava fazendo a novela [A Regra do Jogo]. Perguntei se ia poder continuar gravando, e o médico disse que sim. Mas médico não sabe o que é gravar novela, são dez horas de trabalho por dia, e você precisa estar viva, com energia. E eu fiz a dona daquele morro, a Adisabeba. Depois, fiz um ano inteiro daquele programa que me divertia, o Vídeo Show. Aquilo foi outra terapia. E eu fiz o seriado Os Dias Eram Assim, isso tudo com a doença", lembrou.

informação sobre a leucemia de Susana Vieira foi divulgada pelo colunista Léo Dias e confirmada pela assessoria da atriz, que afirmou que o estado de saúde dela é estável e que Susana está bem, indo até para a academia fazer atividades físicas.

Susana explicou que foi diagnosticada com LLC, ou leucemia linfocítica crônica, é um tipo menos agressivo de câncer, que não impede o desenvolvimento de células saudáveis. "Eu fiz exames durante umas 24 horas, e quando veio esse diagnóstico de LLC, eu não sabia o que era pior: se a leucemia, se a linfocítica ou se a crônica", brincou, entre risos.

A atriz passou por sessões de quimioterapia, mas nunca divulgou sua situação e nem deixou que a doença afetasse sua aparência _atualmente, há uma tecnologia que permite que os pacientes não percam os cabelos durante o tratamento.  "A segunda pergunta foi: 'Vou perder meu cabelo?'. Porque a gente é mulher e morrerá mulher, e cabelo para nós é algo tão importante, um trauma que só nós sabemos."

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.