Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA

Após derrota, Globo escala shows de brega para bater Maisa no Recife

DIVULGAÇÃO/SBT

Maisa Silva em seu programa no SBT: Globo escala música brega após perder no Ibope em Recife - DIVULGAÇÃO/SBT

Maisa Silva em seu programa no SBT: Globo escala música brega após perder no Ibope em Recife

GABRIEL VAQUER

Publicado em 25/4/2019 - 5h13

Depois de perder a liderança para a estreia do Programa da Maisa, em 16 de março, a Globo Recife escalou uma atração inusitada para brecar a audiência da jovem de 16 anos: shows de bandas de música brega que são famosas em Pernambuco. O programa será exibido até o próximo fim de semana, logo depois do Jornal Hoje, às 14h. 

O especial, intitulado Capital do Brega Show, foi um evento produzido em 9 de março em parceria com a Prefeitura do Recife. Nele, vários nomes da tradicional música brega pernambucana mostraram seus grandes sucessos e animaram um púbico de 60 mil pessoas.

O projeto é baseado num documentário exibido na GloboNews em 2018 e mostra as histórias dos ídolos locais. O show iria ser exibido na TV, mas virou arma estratégica para a Globo no Recife depois do susto com a liderança da Maísa.

Na ocasião, a estrela adolescente ganhou no Ibope por 11,5 pontos a 10. A Globo exibiu um show especial de uma cantora chamada Edilza Aires, que mistura jazz com cancioneiro nordestino. Como Edilza flopou e o resultado da Maisa abriu o olho da Globo, decidiu-se fortalecer a faixa em abril.

O Capital do Brega Show deu resultados. No dia 6, quando mostrou os MCs, que flertam entre o brega e o funk, o programa marcou 11,8 pontos contra 7,5 de Maisa Silva. Já no dia 13, com enfoque no Brega Novo, foram 11,4 pontos ante 5,7 da adolescente do SBT.

O último especial, neste sábado (27), mostrará o Brega Clássico, que fez o ritmo durante os anos 1960, 70 e 80. No dia 20, o show não foi exibido porque a Globo mostrou o especial Paixão de Cristo para todo Norte e Nordeste do país.

Além de ter liderado a audiência no Recife na estreia, o Programa da Maisa conseguiu a ponta em São Paulo e em Fortaleza, conseguindo a primeira colocação em três capitais, algo raro para o SBT. Desde então, o programa tem marcado 7 pontos na capital paulista, mantendo a vice-liderança. No Recife, a audiência recuou, com médias de 5 a 6 pontos.

DivulgaÇão

MC Troinha, um dos reis do brega no Recife: ele foi estrela do Capita do Brega Show


Situação já foi pior

A Globo tem uma liderança confortável em Recife, depois de ter passado por duas crises graves de audiência --uma no final da década passada, quando o NE1 (equivalente ao SP1) era derrotado pela TV Jornal, afiliada do SBT; e entre 2013 e 2015, quando sofria com o desempenho ruim da programação nacional e com o sucesso de Os Dez Mandamentos, na Record.

Babilônia e A Regra do Jogo, novelas das 21h, tiveram médias gerais abaixo dos 26 pontos, índice baixo para os padrões da Globo.

Hoje, a emissora marca médias de 14 a 15 pontos durante todo o dia, enquanto Record e SBT brigam pela vice-liderança. O canal de Silvio Santos incomoda com as transmissões da Copa do Nordeste, que consegue subir os dados com jogos de times locais.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.