Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIM DO LIBERDADE DE OPINIÃO

Aos 81 anos, Boris Casoy é demitido em dia de fúria na CNN Brasil

REPRODUÇÃO/CNN BRASIL

Boris Casoy em participação no quadro Liberdade de Opinião, da CNN Brasil

Boris Casoy engrossou a lista de demitidos da CNN Brasil, que fez cortes nesta quinta (1º)

GABRIEL VAQUER E VINÍCIUS ANDRADE

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/12/2022 - 15h39

Comentarista do Liberdade de Opinião, Boris Casoy foi demitido na leva de dispensas feitas pela CNN Brasil nesta quinta (1º). O jornalista de 81 anos estava no canal de notícias desde dezembro do ano passado, quando foi contratado para o lugar de Alexandre Garcia.

Segundo o Notícias da TV apurou, o quadro também foi extinto. Boris participava do Liberdade de Opinião dentro do matinal CNN Novo Dia --Fernando Molica e Alexandre Borges, que também atuavam como comentaristas, foram outros dispensados.

Na tentativa de cortar custos e ser mais competitiva com rivais como GloboNews e Jovem Pan, a CNN iniciou uma transformação em seu quadro de funcionários e programação nesta quinta --o canal deve reduzir o espaço do chamado "soft news".

Monalisa Perrone, Gloria Vanique, Sidney Rezende, Kenzô Machida, Heloísa Vilela, Danúbia Braga e Jairo Nascimento foram alguns dos nomes que apareciam no vídeo e também foram mandados embora. A sucursal do Rio de Janeiro foi desativada.

Demissões da CNN Brasil

Em agosto, a CNN Brasil já havia demitido 35% da equipe na capital fluminense, com a justificativa de corte de custos e desinvestimento na cobertura no Estado. Naquele mês, o pente fino atingiu produtores, assistentes e secretários, e comentaristas eram os únicos poupados até então.

Em novembro, após 19 meses no cargo, Renata Afonso pediu demissão do cargo de CEO. A saída aconteceu após a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência da CNN. Com as mudanças, a jornalista perdeu poderes e foi questionada pelas escolhas editoriais em um momento ruim no Ibope.

Confira abaixo o comunicado interno sobre as demissões desta quinta na íntegra:

"Em linha com a estratégia de fortalecimento do jornalismo, a coordenação da cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília, duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional.

Em decorrência dessa nova lógica, a newsroom do Rio de Janeiro será desativada, sem prejuízo à cobertura. As mudanças incluem a readequação de programas, assim como da grade. O selo CNN Soft será remodelado para 2023.

Aos colegas que deixam a empresa, manifestamos o nosso profundo respeito e gratidão. A dedicação e o trabalho de cada um foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil.

Decisões como essas exigem coragem, determinação e visão de futuro. As mudanças irão adequar a empresa ao novo cenário da indústria de mídia e abrirão espaço aos investimentos necessários para seguir entregando o jornalismo independente, relevante e de alta qualidade, marca registrada da CNN.

Este é o nosso compromisso com todos os colaboradores, com o mercado e com os milhões de brasileiros que confiam na CNN Brasil para tomar as melhores decisões".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.