FIM DO LIBERDADE DE OPINIÃO
REPRODUÇÃO/CNN BRASIL
Boris Casoy engrossou a lista de demitidos da CNN Brasil, que fez cortes nesta quinta (1º)
Comentarista do Liberdade de Opinião, Boris Casoy foi demitido na leva de dispensas feitas pela CNN Brasil nesta quinta (1º). O jornalista de 81 anos estava no canal de notícias desde dezembro do ano passado, quando foi contratado para o lugar de Alexandre Garcia.
Segundo o Notícias da TV apurou, o quadro também foi extinto. Boris participava do Liberdade de Opinião dentro do matinal CNN Novo Dia --Fernando Molica e Alexandre Borges, que também atuavam como comentaristas, foram outros dispensados.
Na tentativa de cortar custos e ser mais competitiva com rivais como GloboNews e Jovem Pan, a CNN iniciou uma transformação em seu quadro de funcionários e programação nesta quinta --o canal deve reduzir o espaço do chamado "soft news".
Monalisa Perrone, Gloria Vanique, Sidney Rezende, Kenzô Machida, Heloísa Vilela, Danúbia Braga e Jairo Nascimento foram alguns dos nomes que apareciam no vídeo e também foram mandados embora. A sucursal do Rio de Janeiro foi desativada.
Em agosto, a CNN Brasil já havia demitido 35% da equipe na capital fluminense, com a justificativa de corte de custos e desinvestimento na cobertura no Estado. Naquele mês, o pente fino atingiu produtores, assistentes e secretários, e comentaristas eram os únicos poupados até então.
Em novembro, após 19 meses no cargo, Renata Afonso pediu demissão do cargo de CEO. A saída aconteceu após a nomeação de João Camargo à presidência e de Acácio Luiz Costa à vice-presidência da CNN. Com as mudanças, a jornalista perdeu poderes e foi questionada pelas escolhas editoriais em um momento ruim no Ibope.
Confira abaixo o comunicado interno sobre as demissões desta quinta na íntegra:
"Em linha com a estratégia de fortalecimento do jornalismo, a coordenação da cobertura será concentrada em São Paulo e Brasília, duas praças que ganham relevância dado o contexto político e econômico nacional.
Em decorrência dessa nova lógica, a newsroom do Rio de Janeiro será desativada, sem prejuízo à cobertura. As mudanças incluem a readequação de programas, assim como da grade. O selo CNN Soft será remodelado para 2023.
Aos colegas que deixam a empresa, manifestamos o nosso profundo respeito e gratidão. A dedicação e o trabalho de cada um foram fundamentais para a construção e consolidação da CNN Brasil.
Decisões como essas exigem coragem, determinação e visão de futuro. As mudanças irão adequar a empresa ao novo cenário da indústria de mídia e abrirão espaço aos investimentos necessários para seguir entregando o jornalismo independente, relevante e de alta qualidade, marca registrada da CNN.
Este é o nosso compromisso com todos os colaboradores, com o mercado e com os milhões de brasileiros que confiam na CNN Brasil para tomar as melhores decisões".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.