PARALISAÇÃO
NOTÍCIAS DA TV
Profissionais da RedeTV! no estacionamento da emissora nesta terça-feira (22); funcionários estão em estado de greve
REDAÇÃO
Publicado em 22/10/2019 - 15h42
Atualizado em 22/10/2019 - 16h58
Os jornalistas da RedeTV! decretaram estado de greve nesta terça-feira (22). Os profissionais estão insatisfeitos com o corte de duas horas extras contratuais no salário. Em uma assembleia, os funcionários votaram um prazo de 48 horas para a emissora se manifestar. Os jornalistas ameaçam entrar em greve caso a empresa não atenda à solicitação.
Procurada pelo Notícias da TV, a emissora informou que está promovendo uma "reestruturação de custos em vários departamentos" e que espera o "reaquecimento da economia" para retomar seus investimentos.
Todos os setores foram impactados com a redução salarial, imposta pela alta cúpula da rede. Os jornalistas chegaram a paralisar suas atividades na tarde de segunda (21) para protestar no estacionamento da emissora.
A proibição de horas extras e o consequente impacto no contracheque foram anunciados para os jornalistas na noite de sexta-feira (18). Em alguns casos, as horas extras representam até 40% do salário.
Os profissionais mais impactados com o novo corte de gastos são os editores e repórteres. Alguns deles, que inclusive fazem parte do rodízio de apresentadores do RedeTV! News aos finais de semana e feriados, passarão a receber menos que o piso salarial da categoria, que é de R$ 2.528,27.
A situação é ainda mais delicada no caso dos cinegrafistas. Há dois anos, eles atuavam também como motoristas da frota de veículos de gravações externas. A emissora, porém, extinguiu essa função e fez parceria com aplicativos de mobilidade urbana para transportar os repórteres.
Confira o comunicado da RedeTV! na íntegra:
"A RedeTV! promove atualmente uma reestruturação de custos em vários departamentos. Trata-se de uma série de medidas para adequar a empresa após anos de retração do mercado de televisão, como é de conhecimento geral.
Essa realidade é comprovada pelo fato de outras empresas do setor terem recentemente tomado medidas duríssimas, incluindo grandes cortes, conforme amplamente noticiado.
Enquanto isso ocorria, a RedeTV! não só não promoveu nenhum ajuste como, ao contrário, seguiu expandindo vários setores. Porém, ajustes se fazem necessários visando a continuidade saudável da empresa no momento de austeridade atual.
Por último, a emissora deixa claro que, como nestes vinte últimos anos tem feito, seguirá acreditando no mercado e no país e, com certeza, com o previsto reaquecimento da economia serão retomados os investimentos, razão pela qual conta, como sempre, com o apoio e o comprometimento dos colaboradores."
Veja o vídeo em que os profissionais se reuniram contra a redução salarial na tarde de segunda:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Jornalismo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.