Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALAS DO ORGULHO

Após censurar beijo lésbico, Globo empurra especial LGBTQIA+ para madrugada

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Ana Flávia Cavalcanti na Globo

Ana Flávia Cavalcanti protagoniza Falas do Orgulho: Globo vai exibir especial na madrugada

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/6/2023 - 7h00

Após censurar a exibição de cinco cenas de romance entre mulheres em suas produções nas últimas semanas para não chocar um público mais conservador, a Globo vai mostrar o especial Falas de Orgulho, feito para celebrar a diversidade LGBTQIA+, apenas na madrugada. O especial será exibido após a Tela Quente no próximo dia 26.

O Notícias da TV apurou que houve uma mudança no planejamento. No início do ano, a Globo informou que o projeto seria exibido logo após a novela das nove. Depois, houve a alteração para um horário mais tardio. A troca já consta no projeto comercial do Histórias (Im)Possíveis, do qual o Falas de Orgulho faz parte, e ao qual a coluna teve acesso.

A previsão é que o especial vá ao ar por volta da meia-noite, já que a sessão de filmes terá uma duração um pouco mais curta do que o habitual. Em 2021, o documentário que falava sobre gays, lésbicas e transsexuais passou logo após a novela das nove, programa mais visto da televisão brasileira.

Naquela ocasião, o Falas de Orgulho marcou 16,9 pontos na Grande São Paulo e foi bastante elogiado nas redes sociais. Neste ano, outros especiais do projeto Falas têm ido ao ar mais tarde do que nos anos anteriores, na faixa das 23h30, mas nenhum tão tardio assim. 

O Falas de Orgulho contará a história do casal Lena (Ana Flávia Cavalcanti) e Kátia (Kika Sena). Lena é uma mulher cis, casada com uma trans. Elas passam a morar em uma casa que a primeira ganha de uma herança, mas sofrem para se adaptar à vizinhança considerada estranha. A produção é comemorativa para o mês do Orgulho LGBTQIA+.

Globo tem evitado beijos lésbicos

A mudança ocorre após a Globo não mostrar beijos de pessoas do mesmo sexo em suas produções. Dois momentos da segunda temporada da série Aruanas foram cortados. O fato fez a atriz Elisa Volpatto, que forma o casal com Camila Pitanga, reclamar publicamente sobre o assunto. 

"Rede Globe, que tristeza. Cortaram de novo a cena de duas minas se pegando. Com tanta cena hétero mais fuerte do que essa passando em horário nobre bem nobre... Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás", disse ela. 

Mas o caso mais grave ocorreu na novela das sete Vai na Fé. Três beijos entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) previstos no roteiro e gravados foram censurados.

No caso da novela, a reportagem apurou que a direção da emissora considera que Vai na Fé tem público evangélico e mais conservador, que pode ser afugentado por romances LGBTQIA+. O horário também é uma questão. Já Aruanas é uma produção de cunho mais progressista e exibida após as 23h.

Procurada, a Globo justificou os cortes como parte de uma edição de "rotina", que "atende às estratégias de programação ou artísticas". "A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay", limitou-se a dizer em nota.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.