OLHA O QUE ELE FEZ!
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Galvão Bueno: após atraso, Globo define estreia de documentário do narrador no Globoplay
A Globo bateu o martelo e definiu a data de estreia do documentário Olha o Que Ele Fez, que vai contar a vida e a trajetória de Galvão Bueno durante todo o tempo em que ele esteve na emissora --entre 1981 e 2022. A produção do Globoplay teve um pequeno atraso na pós-produção, que forçou um adiamento no lançamento para dar tempo de os trabalhos serem concluídos.
O Notícias da TV descobriu que o documentário vai estrear no dia 18, daqui a duas semanas. Nos próximos dias, haverá uma campanha com o narrador para divulgar o lançamento da série documental. Galvão também fará promoção em suas redes sociais, inclusive em seu canal no YouTube.
As gravações começaram em setembro do ano passado. Durante a Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro, Galvão foi acompanhado por três equipes de produção e monitorado 24 horas por dia para a montagem do documentário.
Olha o Que Ele Fez promete abordar todos os assuntos relevantes da vida do narrador, e isso incluirá as polêmicas nas quais se envolveu. O comentarista da ESPN e ex-jogador Zinho, muito criticado na final da Copa de 1994, foi convidado e topou resolver as mágoas de quase 30 anos.
Já o técnico Luiz Felipe Scolari, comandante do pentacampeonato mundial em 2022, se recusou a participar. O objetivo da equipe era tentar resolver o problema dos dois, que não se falam desde o 7 a 1 que a Seleção Brasileira levou da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014.
"A produção nos explicou que no documentário ele quer fazer as pazes pedindo desculpa a alguns atletas que ele 'prejudicou' com seus comentários pessoais. Não aceitamos. Cada um segue o seu caminho", afirmou a assessoria de Felipão ao Notícias da TV em outubro do ano passado.
Galvão Bueno começou a trabalhar na Globo em 1981, após fazer sucesso como a voz da Fórmula 1 na Band em 1980. Seu primeiro trabalho na emissora foi a narração do jogo entre Jorge Wiltersmann (BOL) e Flamengo pela Libertadores daquele ano. Trabalhou nas Copas do Mundo de 1982 e 1986 como segundo narrador. Também fez os Jogos Olímpicos de 1984.
Bueno assumiu a titularidade de narração na emissora em 1987 e comandou a equipe na Copa de 1990. Em 1992, trocou a Globo pela extinta Rede OM, após ser convidado para ser diretor de Esportes lá. Naquele ano, foi o responsável por mudar a Libertadores de patamar na TV brasileira, com a exibição do primeiro título continental do São Paulo.
Após divergências com a Rede OM, retornou à Globo no início de 1993, apenas dez meses depois. Fez as Copas de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Foi a voz do tetra e do pentacampeonato da Seleção Brasileira masculina de futebol. Esteve também nos Jogos Olímpicos de 1996, 2000, 2004, 2008, 2016 e 2021.
Galvão Bueno deixou apenas o posto de narrador da emissora. Ele segue com contrato vigente até o fim de 2024 para participar de outros projetos. Um deles será a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris do ano que vem --com um posto de convidado especial.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.