Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FAÇA SUA APOSTA

Nomadland e Chadwick Boseman: Quem serão os vencedores do Oscar 2021?

Divulgação/Disney/Netflix/Focus Features

Montagem com cenas de Frances McDormand em Nomadland, Chadwick Boseman em A Voz Suprema do Blues e Carey Mulligan em Bela Vingança, concorrentes ao Oscar 2021

Nomadland, com Frances McDormand, deve levar filme; Chadwick Boseman e Carey Mulligan, atuação

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 11/4/2021 - 6h45

O Oscar 2021 acontece na noite do próximo dia 25 e, em um ano marcado pelo fechamento de cinemas no mundo todo, a disputa ainda parece bastante embolada. A Netflix fez bonito ao emplacar 34 indicações, porém, segundo os experts na premiação, não será dessa vez que ela vai levar a tão cobiçada estatueta de melhor filme --a honra deve ficar com Nomadland (2020). Já Chadwick Boseman (1976-2020) tem tudo para ser um dos vencedores do Oscar com o troféu de melhor ator por A Voz Suprema do Blues (2020).

As previsões são do site Gold Derby, que reúne críticos e especialistas em premiações e aponta as probabilidades de cada indicado ao reconhecimento máximo do cinema.

De acordo com a página, Nomadland ganhará o prêmio máximo da noite, e sua diretora, Chloé Zhao, se tornará a segunda mulher a vencer a estatueta de direção --a primeira foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, em 2009. O longa já foi reconhecido nessas duas categorias no Globo de Ouro e no Critics' Choice Awards, duas prévias importantes para o Oscar.

Dois filmes têm alguma chance de estragar a festa de Nomadland: Os 7 de Chicago, produção da Netflix baseada em fatos reais, e Minari, produção que custou apenas US$ 2 milhões (R$ 11,2 milhões) e conquistou a crítica e os votantes, com seis indicações.

Prêmio póstumo

Favorito na categoria melhor ator, Chadwick Boseman vai fazer história se a previsão se concretizar: ele será apenas o segundo intérprete a vencer na categoria depois de morrer --o primeiro foi Peter Finch (1916-1977), por Rede de Intrigas, na cerimônia de 1977. Segundo o Gold Derby, o prêmio dele é uma das maiores barbadas do Oscar 2021.

Entre as atrizes, Carey Mulligan deve vencer por seu elogiado trabalho em Bela Vingança (2020). A britânica de 35 anos, curiosamente, não venceu duas das principais prévias da categoria: perdeu o Globo de Ouro para Andra Day, de Estados Unidos vs. Billie Holliday (2021), e o SAG Awards para Viola Davis, companheira de Boseman em A Voz Suprema do Blues. As duas até têm alguma chance no Oscar, mas tudo indica que a vitória será de Carey.

Nas categorias de coadjuvantes, a favorita é a veterana Youn Yuh-Jung, de Minari. Chamada de "Meryl Streep da Coreia do Sul", a atriz de 73 anos estreia no prêmio máximo do cinema embalada por sua vitória no SAG --que é votado por outros atores. Mas Glenn Close pode surpreender e levar a estatueta por Era Uma Vez um Sonho, em uma espécie de medalha de consolação --a artista já está em sua oitava indicação, sem nunca ter vencido.

Daniel Kaluuya, cuja indicação como ator coadjuvante por Judas e o Messias Negro (2021) causou controvérsia, visto que ele é o protagonista do longa, deve superar qualquer polêmica e se sagrar vencedor do Oscar. Seu maior obstáculo é o comediante Sacha Baron Cohen, que brilha em um papel dramático em Os 7 de Chicago.

Laura Pausini no Oscar

Querida do público brasileiro e apaixonada pelo Brasil, a italiana Laura Pausini concorre ao Oscar de melhor canção por Io Si, do filme Rosa e Momo (2020). A intérprete, porém, tem um concorrente de peso em Leslie Odom Jr., do filme Uma Noite em Miami (2021). O artista dificilmente leva o Oscar de ator coadjuvante, mas é o favorito com a música Speak Now. Laura vem logo em seguida na preferência dos críticos e experts do Gold Derby.

E a Disney vai afirmar sua supremacia na categoria animação mais uma vez, com uma estatueta para Soul (2020). O longa lançado no Natal do ano passado é o favorito, mas não dá para descartar uma zebra com o elogiado Wolfwalkers (2020), do Apple TV+.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.