Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TOP CHEF

Amigo de Erick Jacquin vira rival e vai para júri de reality da Record

Fotos: Reprodução/Instagram

O chef francês Emmanuel Bassoleil dá trufa na boca de Erick Jacquin: amigos e rivais - Fotos: Reprodução/Instagram

O chef francês Emmanuel Bassoleil dá trufa na boca de Erick Jacquin: amigos e rivais

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 18/12/2018 - 5h21

Amigos no mundo da culinária, os chefs franceses Erick Jacquin e Emmanuel Bassoleil se tornarão rivais no ano que vem. É que o segundo foi escalado para participar do júri do Top Chef, reality culinário que a Record lançará em 2019 para bater de frente com o MasterChef, da Band, que tem em Jacquin uma de suas figuras mais destacadas.

A Record acaba de fechar com Bassoleil e com a jornalista Ailin Aleixo para o júri do novo reality, que será apresentado por Felipe Bronze.

Assim como Bronze, Bassoleil faz sucesso na TV paga: ele comanda o programa Um Dia de Chef, exibido pelo Food Network. Na atração, o cozinheiro tem apenas 24 horas para ensinar um novato na culinária a reproduzir com perfeição algum prato de um restaurante famoso.

O francês de 57 anos e com mais de quatro décadas na culinária é responsável há mais de 15 anos pela cozinha de um famoso hotel de São Paulo, e do restaurante localizado no último andar desse hotel, o Skye. Em 2006, foi eleito pela revista Hotel's Magazine um dos nove melhores restaurantes de hotel do mundo.

Bassoleil também fundou a Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e foi eleito melhor chef do ano duas vezes, em 1993 e 2001. Ainda lançou livros como Os Sabores da Borgonha e Uma Cozinha sem Chef.

A jornalista Ailin Aleixo completará o júri do Top Chef com Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze

Já Ailin Aleixo trará o ponto de vista de uma avaliadora profissional que não fez carreira dentro da cozinha. Aos 22 anos, ela começou a escrever sobre culinária na revista VIP, depois passou por Viagem e Turismo, Playboy, Alfa e Época São Paulo.

Em 2009, ela criou o site Gastrolândia, para escrever sobre gastronomia de maneira leve, mas com conteúdo. Hoje, a página é considerada o maior e mais influente site de gastronomia e turismo gastronômico do país. O sucesso do Gastrolândia levou Ailin a ter um boletim sobre o mesmo tema na rádio AlphaFM.

Na TV, a jornalista já foi jurada convidada do reality Que Seja Doce, no GNT, apresentado por Felipe Bronze, em 2017, e também do MasterChef, em 2016. Ela ainda mantém um canal no YouTube, o #ptdk (Por Trás da KG), dedicado ao jornalismo gastronômico.

Big Brother culinário
A principal diferença do Top Chef para o MasterChef é que o formato a ser produzido pela Record envolve somente cozinheiros profissionais. Além disso, ele investe na convivência entre os participantes. Eles ficam confinados em uma casa e são privados de informações exteriores, como acontece no Big Brother e em A Fazenda.

No ar desde 2006 nos Estados Unidos, a edição americana do Top Chef deu US$ 125 mil de prêmio ao vencedor da 15ª temporada, o equivalente a R$ 467 mil. É a maior premiação de todas as competições de culinária da televisão.

O reality que será apresentado pelo chef fenômeno da TV paga será a terceira competição de culinária produzida pela Record. As duas primeiras empreitadas da emissora no gênero foram apresentadas pelo confeiteiro Buddy Valastro.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.