Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

TOP CHEF

Amigo de Erick Jacquin vira rival e vai para júri de reality da Record

Fotos: Reprodução/Instagram

O chef francês Emmanuel Bassoleil dá trufa na boca de Erick Jacquin: amigos e rivais - Fotos: Reprodução/Instagram

O chef francês Emmanuel Bassoleil dá trufa na boca de Erick Jacquin: amigos e rivais

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 18/12/2018 - 5h21

Amigos no mundo da culinária, os chefs franceses Erick Jacquin e Emmanuel Bassoleil se tornarão rivais no ano que vem. É que o segundo foi escalado para participar do júri do Top Chef, reality culinário que a Record lançará em 2019 para bater de frente com o MasterChef, da Band, que tem em Jacquin uma de suas figuras mais destacadas.

A Record acaba de fechar com Bassoleil e com a jornalista Ailin Aleixo para o júri do novo reality, que será apresentado por Felipe Bronze.

Assim como Bronze, Bassoleil faz sucesso na TV paga: ele comanda o programa Um Dia de Chef, exibido pelo Food Network. Na atração, o cozinheiro tem apenas 24 horas para ensinar um novato na culinária a reproduzir com perfeição algum prato de um restaurante famoso.

O francês de 57 anos e com mais de quatro décadas na culinária é responsável há mais de 15 anos pela cozinha de um famoso hotel de São Paulo, e do restaurante localizado no último andar desse hotel, o Skye. Em 2006, foi eleito pela revista Hotel's Magazine um dos nove melhores restaurantes de hotel do mundo.

Bassoleil também fundou a Abaga (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) e foi eleito melhor chef do ano duas vezes, em 1993 e 2001. Ainda lançou livros como Os Sabores da Borgonha e Uma Cozinha sem Chef.

A jornalista Ailin Aleixo completará o júri do Top Chef com Emmanuel Bassoleil e Felipe Bronze

Já Ailin Aleixo trará o ponto de vista de uma avaliadora profissional que não fez carreira dentro da cozinha. Aos 22 anos, ela começou a escrever sobre culinária na revista VIP, depois passou por Viagem e Turismo, Playboy, Alfa e Época São Paulo.

Em 2009, ela criou o site Gastrolândia, para escrever sobre gastronomia de maneira leve, mas com conteúdo. Hoje, a página é considerada o maior e mais influente site de gastronomia e turismo gastronômico do país. O sucesso do Gastrolândia levou Ailin a ter um boletim sobre o mesmo tema na rádio AlphaFM.

Na TV, a jornalista já foi jurada convidada do reality Que Seja Doce, no GNT, apresentado por Felipe Bronze, em 2017, e também do MasterChef, em 2016. Ela ainda mantém um canal no YouTube, o #ptdk (Por Trás da KG), dedicado ao jornalismo gastronômico.

Big Brother culinário
A principal diferença do Top Chef para o MasterChef é que o formato a ser produzido pela Record envolve somente cozinheiros profissionais. Além disso, ele investe na convivência entre os participantes. Eles ficam confinados em uma casa e são privados de informações exteriores, como acontece no Big Brother e em A Fazenda.

No ar desde 2006 nos Estados Unidos, a edição americana do Top Chef deu US$ 125 mil de prêmio ao vencedor da 15ª temporada, o equivalente a R$ 467 mil. É a maior premiação de todas as competições de culinária da televisão.

O reality que será apresentado pelo chef fenômeno da TV paga será a terceira competição de culinária produzida pela Record. As duas primeiras empreitadas da emissora no gênero foram apresentadas pelo confeiteiro Buddy Valastro.

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.