ESTREIA NA CNN
REPRODUÇÃO/CNN BRASIL
Alexandre Garcia questiona cobertura jornalística sobre cloroquina em estreia na CNN Brasil
REDAÇÃO
Publicado em 27/7/2020 - 21h30
Novo contratado da CNN Brasil, Alexandre Garcia estreou no canal de notícias nesta segunda-feira (27) e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro é a "comprovação científica" da eficácia da cloroquina, mesmo com as afirmações médicas divergentes. No quadro CNN Liberdade de Expressão, o jornalista também criticou a cobertura jornalística sobre o medicamento.
O questionamento sobre o uso da cloroquina surgiu após Rafael Colombo, âncora do CNN Novo Dia, relatar que Bolsonaro postou uma foto nas redes sociais com o medicamento. "Em todo noticiário que eu ouvi, o meu colega repórter diz assim: 'Mostrou a caixa de hidroxicloroquina, que não tem comprovação científica'. E o cara está na frente do presidente, que é a comprovação científica que o uso da hidroxicloroquina dá certo", disse Garcia.
"Eu não entendo, o sujeito parece que vai para a Lua ou Marte para usar aquele chavão, carimbo, rótulo que estão mandando. Alguém está mandando todo repórter dizer que não tem comprovação científica, e todos os nossos amigos que foram tratados precocemente, todos estão curados, passaram pela Covid-19 em dois, três dias", seguiu o comentarista.
"Mas não tem comprovação científica. Acho que é um pouco de teimosia que nos faz perder a credibilidade", complementou ele, com críticas à imprensa.
Minutos depois, Colombo relembrou Garcia que o general Eduardo Pazzuello, ministro interino da Saúde, assinou um protocolo em que recomenda o uso do medicamento, o que não foi feito pelos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. No telão, o veterano riu da afirmação e mandou "ok ok" para o âncora.
rEPRODUÇÃO/CNN BRASIL
Após comentário de Rafael Colombo, Alexandre Garcia riu e mandou um sinal de "ok ok"
"Não acho que a OMS [Organização Mundial da Saúde] deva mandar nesse país, a menos que a gente continue firme no nosso complexo de vira-lata", comentou Garcia.
Garcia e Sidney Rezende foram contratados pelo canal de notícias na semana passada. Com visões políticas antagônicas, eles realizam análises sobre as pautas do noticiário, com total liberdade de expressão --assim como o nome do quadro.
Nas redes sociais, a fala do jornalista recebeu muitas críticas e alguns elogios. Confira os comentários de Alexandre Garcia e alguns tuítes sobre o caso:
Alexandra, você merece um prêmio de jornalista que faz jornalismo.
— Lúcia de Azevedo. \🇧🇷🇵🇹🇮🇱🇺🇸/ (@luciaazevedo) July 28, 2020
A maior prova de que Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermecetina e Paracetamol são o que realmente salvam vidas. Mas, querem desqualificar as medicações para supervalorização do lobby da vaChina.
Alexandre Garcia do Brasil!
— Marcos Ivan 🇧🇷 (@IvanMarcos26) July 27, 2020
Chuuuuuuuuuuuupa!!!
🤣🤣🤣 pic.twitter.com/QdMHQfR6cM
Então por quê temos 87000 mortos?
— Newton FC 🚩 (@newtonfcarvalho) July 27, 2020
Será que Alexandre Garcia não tem vergonha na cara? https://t.co/OBTBgogdgT
O que leva um jornalista como Alexandre Garcia, com mais de 60 anos de carreira, entrar numa barca furada dessa de defender o indefensável? Fico triste com o seu fim de carreira melancólico.
— Rhodrigo Melo (@RhodrigoM) July 27, 2020
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.