CASA INTELIGENTE
REPRODUÇÃO
Na casa inteligente, celular vira controle remoto para comandar luzes e eletrônicos
Já dá para comandar vários eletrônicos, como televisor, decoder de TV por assinatura e DVD, além de luzes, ar-condicionado e até a cafeteira ou a torradeira, com um único aplicativo e gastando pouco. Por R$ 250, o consumidor pode comprar um kit básico com três produtos e controlar todos estes aparelhos e uma lâmpada Wi-Fi pelo celular, dando os primeiros passos para deixar a casa mais inteligente.
A versão mais simples destes kits, que são vendidos por marcas como Positivo e Intelbras, vem com controle universal, lâmpada de LED e plug para tomada. Todos os itens são compatíveis com Wi-Fi (redes 2.4GHz), para permitir a comunicação com o app de celular e caixinhas que aceitam comandos de voz, como Amazon Echo Dot e Google Nest Mini.
O controle universal é uma caixinha que permite comandar todos os aparelhos da casa com controle remoto infravermelho, como TV, decoder de TV paga, DVD e ar-condicionado. Depois de baixar o aplicativo do fabricante no celular, o consumidor consegue acionar as principais funções destes produtos e ainda pode acender, apagar e controlar a intensidade de luz da lâmpada Wi-Fi, tendo mais possibilidades do que com uma iluminação tradicional.
Para comandar os eletrodomésticos e outros itens da casa, como cafeteiras, torradeiras, ventiladores, luminárias e até pranchas de cabelo, via Wi-Fi, é necessário ligá-los aos chamados smart plugs. Preste atenção à potência destes acessórios: modelos de 16A podem ser usados até com máquinas de lavar, aquecedores e fornos elétricos.
Vale lembrar que o consumidor pode espalhar pela casa várias lâmpadas e plugs, que também serão comandados pelo mesmo aplicativo. Dá até para criar cenas, que acionam vários aparelhos de uma vez, inclusive à distância, a partir de um toque na tela do celular.
Assim, a caminho de casa, o morador tem a opção de ativar a cena Chegando, que liga a TV e o ar-condicionado, além de acender as luzes Wi-Fi da sala com intensidade moderada. Itens de segurança, como câmeras, alarmes, sensores de movimento e de abertura de portas e janelas, também podem ser integrados ao sistema, desde que o morador decida fazer um investimento maior, que pode ultrapassar R$ 1 mil.
REPRODUÇÃO/LG
Lava e seca aceita comandos de voz
Se você tem uma TV compatível com Alexa e Google Assistente, pode controlar outros dispositivos da casa a partir do controle remoto ou via comandos de voz. E isto sem ter que adquirir uma caixinha Echo Dot ou Nest Mini. Lâmpadas, aspiradores de luxo, câmeras de segurança e outros itens fazem parte desta lista, que ainda é pequena.
Marcas como Samsung e LG também desenvolveram tecnologias próprias para que seus produtos conversem entre si. Mas, se quiser aproveitar este recurso, o consumidor é obrigado a comprar vários itens do mesmo fabricante, como máquina lava e seca, ar-condicionado e refrigerador, o que nem sempre vale a pena.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.