Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANA DELANY

Vencedora do Emmy dribla perrengue na Amazônia para comprar móveis em SP

Divulgação/HBO

Dana Delany e Aidan Quinn estão deitados na cama e se olham com carinho em cena de O Hóspede Americano

Dana Delany com Aidan Quinn em cena da minissérie O Hóspede Americano; sem perrengue

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 3/10/2021 - 6h40

O elenco masculino da minissérie O Hóspede Americano passou vários perrengues nas gravações realizadas na Amazônia, mas a atriz Dana Delany teve uma rotina bem mais tranquila enquanto esteve no Brasil. Como ela fez todas as suas cenas em São Paulo, pôde explorar os museus e comprar móveis pela metrópole enquanto seus colegas se embrenhavam na floresta.

"Eu tive muito mais tempo livre, porque o resto do elenco trabalhou bastante. Aproveitei para conhecer os museus, porque gosto muito de arte e nunca tinha ido ao Masp [Museu de Arte de São Paulo], que tem uma coleção incrível", conta Dana ao Notícias da TV.

Vencedora de dois Emmys por seu trabalho no drama de guerra China Beach (1988-1991), a nova-iorquina também aproveitou a viagem para redecorar sua casa nos Estados Unidos (foto abaixo). "Gosto muito da mobília brasileira. Comprei essas poltronas feitas pelo Jorge Zalszupin [arquiteto e designer polonês radicado no Brasil, 1922-2020], acho que são de 1950 ou 1960. Encomendei as duas no Brasil e mandei entregar aqui", explica.

reprodução/notícias da tv

Dana mostra poltrona que comprou no Brasil

Dirigida por Bruno Barreto, O Hóspede Americano conta a história de uma expedição que o então general Rondon (Chico Díaz) e o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt (Aidan Quinn) fazem pela Amazônia para cartografar o Rio da Dúvida --rebatizado de Rio Roosevelt após a jornada.

Dana interpreta Edith, mulher de Theodore, que não embarcou na viagem e ficou no Rio de Janeiro enquanto o marido bancava o aventureiro. A ex-primeira-dama, assim como sua intérprete na minissérie da HBO, teve uma estadia bem mais tranquila do que Teddy, que quase morreu na expedição.

O Hóspede Americano na Amazônia

As gravações dos quatro episódios ocorreram em 2018 em áreas reais da floresta, o que gerou vários perrengues para os atores envolvidos. O caso mais extremo foi o do britânico Chris Mason, que vive Kermit, filho do casal presidencial: ele pegou berne e gravou suas cenas com a larva de mosquito se desenvolvendo em sua cabeça.

"Algumas pessoas da equipe tinham como função pegar os animais selvagens e arremessá-los longe. Eram pessoas muito corajosas, que seguravam escorpiões e cobras como se não fossem nada", lembra Mason à reportagem. "Até no hotel onde estávamos os bichos apareciam. Aidan encontrou uma cobra-coral no quarto dele, saiu de lá parecendo um fantasma. Também éramos picados por formigas lava-pés o tempo todo."

Já Dana evitou a vida selvagem e aproveitou seu quase anonimato no Brasil para explorar São Paulo --que fez as vezes de Rio de Janeiro nas gravações. "Tive meu tempo para olhar móveis, arte e andar pelas ruas, absorver essa atmosfera que a cidade tem. E, claro, beber muitas caipirinhas (risos)."

A atriz tem uma longa história com o Brasil. Em 1986, ela gravou em Belém o filme Selva Viva, no qual contracenou com Chico Díaz --seu colega de elenco em O Hóspede Americano. "Ele foi a primeira pessoa que me levou para o Rio de Janeiro, é um ator e um colega incrível. E eu não o via há quase 35 anos, então foi uma reunião linda", valoriza.

Em 1988, ela visitou Ouro Preto para gravar Luar Sobre Parador, e achou a cidade mineira encantadora. Dana gostou tanto do país, aliás, que vem para cá até quando não tem nenhum projeto, apenas para aproveitar o Brasil.

"Fico sempre feliz quando estou no Brasil, virou meio que meu segunda país. A arte, a música, a comida (risos), é tudo incrível! Não vejo a hora de visitar novamente, uma amiga minha acabou de voltar daí e eu fiquei morrendo de inveja dela", admite.

A HBO exibe o segundo episódio de O Hóspede Americano neste domingo (3), às 23h. A minissérie completa também está disponível na HBO Max. Confira o trailer da produção:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.