SOBRAM ATRAÇÕES, FALTA TEMPO
Divulgação/HBO
Imagem dos bastidores de Chernobyl, minissérie da HBO que virou sucesso no mundo todo
JOÃO DA PAZ
Publicado em 2/7/2019 - 5h15
Só no primeiro semestre deste ano, a TV norte-americana exibiu 322 séries, um recorde absoluto. No ano passado, essa marca só foi alcançada em agosto. Caso os produtores mantenham esse ritmo ritmo, pela primeira vez na história a TV dos Estados Unidos exibirá mais de 500 séries em um único ano. Sobram atrações por aí, o que falta é tempo para assisti-las.
O levantamento foi feito pelo site The Hollywood Reporter, tendo como base a tradicional pesquisa anual realizada pelo canal pago FX, sob ordens de John Landgraf, seu diretor-executivo.
São levadas em considerações apenas séries roteirizadas faladas em inglês. A lista não inclui produções fora do horário nobre, curtas, filmes, realities, documentários, especiais ou programas infantis.
As redes de TV aberta contribuem com 114 séries exibidas nos primeiros seis meses de 2019. Logo atrás vem a TV paga, com 110. As plataformas de streaming fecham a conta com 98 atrações.
A marca anual a ser batida é de 495 séries, alcançada em 2018. Para tanto, 29 séries têm de ser lançadas por mês, em média, daqui até dezembro. De acordo com a Hollywood Reporter, essa meta não será tão difícil de ser atingida, pois apenas no mês de junho 32 séries foram lançadas, tanto estreias quanto novas temporadas de atrações veteranas.
No mercado de entretenimento americano, John Landgraf tem a fama de ter criado o termo Peak TV (algo como TV no Auge) para rotular esse volume imenso de atrações disponíveis ao público. Em 2015, ele cravou que as séries entrariam em uma bolha e a crise iria estourar dois anos depois, com o número de novas séries diminuindo. O executivo não poderia estar mais errado.
Pelo menos, ele admitiu que sua bola de cristal estava com defeito. No seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos), realizado em agosto de 2018, Landgraf reconheceu que a tal bolha está longe de explodir.
"O [ápice da] Peak TV ainda está muito distante de se concretizar", assumiu, sem antes dar uma cutucada nos roteiristas de Hollywood, pela falta de criatividade nas novas produções, ao dizer que tudo na TV "parece vagamente familiar". E deu uma dica: "Eu acho que há muitas histórias, muitas narrativas [a serem exploradas]".
Não faltam plataformas para criadores de conteúdo mostrarem os seus trabalhos. Neste segundo semestre, chegarão ao mercado três novos streamings de peso, da Disney, da Warner e da Apple, que prometem lançar novas e grandiosas atrações. No ano que vem, será lançado um serviço chamado Quibi, plataforma que aposta nos celular com conexão 5G. O volume de séries só tende a aumentar.
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