FENÔMENO
Ed Miller/Netflix
Richard Gadd e Jessica Gunning em cena de Bebê Rena; série foi a mais vista da Netflix na semana
Lançada sem nenhum alvoroço pela Netflix no último dia 11, Bebê Rena virou a grande surpresa do ano. A minissérie criada e protagonizada por Richard Gadd tem crescido no boca a boca e já supera superproduções do streaming, como a série Dead Boy Detectives e o filme Rebel Moon --que custou mais de US$ 160 milhões (R$ 831 milhões) à plataforma.
Segundo dados divulgados pela própria Netflix nesta terça-feira (30), Bebê Rena somou 87,4 milhões de horas na semana de 22 a 28 de abril, sua terceira no catálogo. O número equivale a 22 milhões de visualizações da minissérie completa, pelo cálculo da gigante do streaming.
Dead Boy Detectives, grande lançamento da plataforma na última semana, precisou se contentar com um distante segundo lugar entre as séries de língua inglesa mais vistas no período, com 22,2 milhões de horas, o que corresponde a 3,1 milhões de visualizações.
Entre os filmes, a produção milionária Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes foi a líder da semana, com 38,8 milhões de horas (ou 18,8 milhões de visualizações). O longa dirigido por Zack Snyder já tinha ocupado o topo da lista na semana passada.
O curioso é que Rebel Moon registrou uma queda de público de uma semana para a seguinte: entre 15 e 21 de abril, a produção anotou 44,2 milhões de horas (ou 21,4 milhões de views). A diminuição é natural: tradicionalmente, quem se interessa por um filme ou uma série corre para vê-la o quanto antes.
Já Bebê Rena tem seguido o caminho oposto ao esperado e crescido semana a semana. Na estreia, ainda sem o boca a boca, a minissérie conseguiu apenas 10,4 milhões de horas, ou 2,6 milhões de views. Ficou em um discreto quinto lugar entre as séries mais vistas do período.
A boa repercussão mudou o cenário na sequência. Entre 15 e 21 de abril, a série inglesa disparou para o topo da lista, com 52,8 milhões de horas, ou 13,3 milhões de contas diferentes acompanhando a série completa. Agora, a atração de Richard Gadd cresceu ainda mais --e entrou para o Top 10 de 92 países e territórios diferentes, liderando em 76 deles.
O sucesso de Bebê Rena chegou a tal ponto que Richard Gadd precisou intervir para que o público não fosse à caça da Martha da vida real. Na série, a personagem vivida por Jessica Gunning fica obcecada pelo protagonista e passa a persegui-lo. Como a história é baseada em fatos vividos pelo ator e roteirista, muita gente começou a se questionar quem seria a stalker.
Os fãs de Bebê Rena passaram a bancar detetives e a especular que pessoas próximas ao criador da série seriam a verdadeira Martha. Alguns também tentaram descobrir quem teria abusou sexualmente de Gadd, e o ator Sean Foley foi acusado injustamente.
A vida do protagonista foi transformada em um verdadeiro inferno. O ator precisou vir a público e suplicar para que seus seguidores nas redes sociais parassem de tentar descobrir as identidades reais e apenas entendessem a mensagem por trás dos episódios.
"Pessoas que amo, com quem trabalhei e admiro (incluindo Sean Foley) estão injustamente sendo envolvidas em especulações. Por favor, não especule sobre quem poderia ser qualquer uma das pessoas da vida real. Esse não é o objetivo da nossa série", pediu o criador.
Em entrevista à BBC escocesa, Jessica Gunning fez o mesmo apelo. "Se você gosta e é fã da série, deveria continuar com a história de Martha e Donny sendo o que conecta você, sem tentar fazer nenhum trabalho de detetive nem descobrir quaisquer identidades reais", disparou.
A atriz também encorajou os espectadores a assistirem à série por um ângulo em que nada é preto no branco. "Não há bonzinho, vilão, vilão ou vítima, na verdade. Eles são apenas pessoas complicadas, como todo humano", disse.
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