Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VIDA E ARTE

Succession na vida real? Família Roy trava guerra por indicação ao Emmy 2023

Divulgação/HBO

Montagem com fotos de Jeremy Strong, Kieran Culkin e Brian Cox em cenas da série Succession

Kieran Culkin (ao centro) vai bater de frente com Jeremy Strong (à esq.) e Brian Cox (à dir.)

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 25/6/2023 - 8h20

Vencedora de 13 estatuetas no Emmy, inclusive duas vezes a de melhor série de drama, Succession (2018-2023) tem tudo para dominar a lista de indicados da premiação neste ano. Críticos têm a certeza de que a temporada derradeira da atração da HBO emplacará vários atores na disputa; o problema é saber quem. Afinal, assim como ocorria na ficção, todos os integrantes da família Roy (e aqueles que os rodeiam) travam uma guerra por seu lugar ao sol.

O patriarca do clã, Logan Roy (Brian Cox), pode até ter morrido no terceiro episódio da temporada, mas seu intérprete decidiu concorrer na categoria de melhor ator, na qual já havia sido indicado em 2020 e 2022, em vez de se "rebaixar" a um mero coadjuvante. 

Já Kieran Culkin, que viu seu Roman Roy ganhar importância com a morte de Logan, quis se arriscar e se promoveu: após indicações como coadjuvante em 2020 e 2022, ele concorre pela primeira vez como ator de drama. Além de bater de frente com o "pai", vai encarar o "irmão" Kendall: Jeremy Strong, que venceu a categoria em 2020, tenta repetir a dose pela última temporada de Succession --ele também foi nomeado no ano passado.

Outra que se deu uma promoção no Emmy foi Sarah Snook, intérprete de Shiv Roy. Após duas indicações como coadjuvante, ela se colocou pela primeira vez como atriz de drama nesta edição. Terá menos concorrentes: são 109 inscritas na sua categoria, contra 312 secundárias.

Quatro atores e duas atrizes concorrem nos quesitos de coadjuvante de drama: Nicholas Braun (Greg), Matthew Macfadyen (Tom), Alan Ruck (Connor) e Alexander Skarsgård (Lukas) se inscreveram entre os homens, enquanto J. Smith Cameron (Gerri) e Justine Lupe (Willa) buscam indicações para as mulheres de Succession. Dos seis, Ruck e Justine nunca foram indicados.

E não acaba aí. James Cromwell (Ewan), Justin Kirk (Jerryd), Arian Moyaed (Stewy) e Ashley Zuckerman (Nate) disputam uma vaga entre os atores convidados em série de drama. A lista de atrizes convidadas inscritas conta com Hiam Abbass (Marcia), Hope Davis (Sandi), Natalie Gold (Rava), Cherry Jones (Nan) e Harriet Walter (Caroline).

Vale ressaltar que, no ano passado, Succession entrou para a história como a série que mais emplacou indicados oficiais em uma única edição do Emmy. Foram 14 intérpretes nomeados na relação final, dois a mais do que West Wing: Nos Bastidores do Poder (1999-2006) tinha conseguido em 2002.

A 75ª edição do Emmy está marcada para ocorrer em 18 de setembro, com a revelação dos indicados no próximo dia 12. Mas a premiação pode ser afetada pela greve dos roteiristas, iniciada em 2 de maio e sem previsão de chegar ao fim. Por causa da paralisação, escritores e showrunners foram proibidos de participar de eventos de divulgação de seus projetos para os votantes.

O Tony Awards, que premia destaques do teatro norte-americano, foi ao ar no último dia 11 sem roteiro, com Ariana DeBose apresentando tudo no improviso. E a Academia de Televisão já estuda a possibilidade de adiar a premiação para o ano que vem caso a greve não seja resolvida logo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.