Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

E AGORA?

Stranger Things: Greve dos roteiristas interrompe gravações da última temporada

Divulgação/Netflix

Cena da quarta temporada de Stranger Things

Stranger Things: quinta temporada teve pausa forçada por greve dos roteiristas em Hollywood

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 8/5/2023 - 9h15

Fãs de Stranger Things podem ter que esperar um pouco mais pela estreia da quinta e última temporada da série. Criadores da atração fenômeno da Netflix, os irmãos Duffer anunciaram que as gravações não serão iniciadas até que o sindicato dos roteiristas e os estúdios cheguem a um acordo sobre a greve que está paralisando grandes produções de Hollywood.

"[Irmãos] Duffers aqui. Não paramos de escrever quando as filmagens começam. Embora estejamos ansiosos para iniciar a produção com nosso incrível elenco e equipe, isso não será possível durante esta greve", declararam eles no Twitter. "Esperamos que um acordo justo seja alcançado em breve para que todos possamos voltar ao trabalho. Até então - câmbio e desligo", completaram.

As gravações da quinta temporada de Stranger Things estavam previstas para começarem em junho deste ano. Se a greve se estender, porém, pode ser que os fãs tenham uma decepção --os últimos episódios, que devem estrear somente em 2024, podem chegar muito depois do previsto.

A última greve dos roteiristas aconteceu entre 2007 e 2008 e durou cerca de cem dias. Os prejuízos foram altos: a paralisação custou cerca de US$ 500 milhões (R$ 2,5 bilhões, na cotação atual) à indústria do entretenimento.

A lista de exigências atual é longa, mas uma das principais reivindicações da classe diz respeito aos residuais, como são chamados os direitos autorais. Roteiristas alegam que o repasse do valor à categoria é baixo se comparado ao que é dado a produtores e atores. As plataformas de streaming, segundo eles, também pagam menos do que o cinema e a TV tradicional.

Os profissionais também pedem por melhorias no plano de saúde e aperfeiçoamento do processo de escrita, com reuniões em estúdio com diferentes roteiristas. 

A mensagem dos irmãos Duffer termina com a hashtag "WGA Strong", ou "sindicato dos roteiristas forte", demonstrando apoio total às reivindicações da classe. Confira a declaração:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.