Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

OS ELEITOS

Série sobre corrida espacial do Disney+ esquece Guerra Fria para contar novelão

Divulgação/Disney+

O elenco principal da série Os Eleitos

O elenco principal de Os Eleitos, série do Disney+ sobre os primeiros astronautas dos Estados Unidos

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 19/2/2021 - 6h50

Principal novidade da seleção do National Geographic no catálogo do Disney+, a série Os Eleitos (The Right Stuff, no original) finalmente está em exibição no Brasil quatro meses depois de sua estreia nos Estados Unidos. Baseada no livro homônimo escrito por Tom Wolfe (1930-2018), a produção conta a história da corrida espacial da Guerra Fria (1941-1991), mas deixa de lado o conflito com os russos para dar espaço a um drama clássico de novelas.

Por não ser a primeira adaptação do livro de Wolfe, o pressão sob os ombros do criador Mark Lafferty é grande. Em 1983, o cineasta Philip Kaufmann havia dirigido Os Eleitos: Onde o Futuro Começa, longa indicado a oito Oscars (incluindo melhor filme) e vencedor de quatro estatuetas.

Mesmo com a história do livro já contada nos cinemas, o principal problema da versão de Os Eleitos do Disney+ é não conseguir se diferenciar de outras produções semelhantes. Filmes como O Primeiro Homem (2018) e a série For All Mankind, do Apple TV+, para ficar apenas em exemplos recentes, já contaram a jornada da ascenção de um astronauta em meio à Guerra Fria com eficiência.

Para ganhar algum destaque, a produção poderia inovar de alguma maneira --seja em efeitos especiais ou na licença poética para criar subtramas inéditas e interessantes. Sem essa estratégia, os dois episódios disponíveis no serviço de streaming até conseguem criar uma atmosfera favorável para quem busca algo novo na plataforma, mas apenas porque o público brasileiro já está acostumado (e gosta) de um bom dramalhão.

Os Eleitos conta a história dos Sete da Mercury, grupo de astronautas norte-americanos que encabeçaram o projeto da primeira viagem tripulada para o espaço. Em 1959, os Estados Unidos estavam a todo vapor na disputa contra a União Soviética pelo controle do poder bélico mundial e, claro, na corrida espacial.

Responsável por escolher os tripulantes do projeto, uma ainda iniciante Nasa começa a seletiva por meio da lista de seus melhores pilotos de testes disponíveis nas Forças Armadas. O motivo? São profissionais acostumados com o perigo da morte.

Entre os nomes selecionados, a série logo destaca os sete que irão compor o grupo da Mercury: Alan Shepard (Jake McDorman), John Glenn (Patrick J. Adams), Gordo Cooper (Colin O'Donoghue), Scott Carpenter (James Lafferty), Deke Slayton (Micah Stock), Gus Grissom (Michael Trotter) e Wally Schirra (Aaron Staton).

Com um grupo grande, a narrativa dá atenção aos dois principais candidatos ao posto de primeiro homem a ir ao espaço: Shepard e Glenn. Por se tratar de um novelão, os dois personagens não poderiam ser mais antagônicos. Enquanto o primeiro é mulherengo e cínico, o segundo é um pai de família dedicado e focado no trabalho.

Apesar das personalidades opostas, a dupla compartilha o talento em pilotar aviões de caças e a notoriedade de seus nomes entre seus pares. Em menor escala, Gordo Cooper e seu conflito familiar também ganham destaque, mostrando a precariedade da seletiva "social" que permeava os EUA entre os anos 1950 e 1960.

Sem o foco nas viagens espaciais e piruetas pelo espaço, Os Eleitos concentra sua narrativa no que representava o papel de um astronauta décadas atrás. Antes cidadãos comuns, os sete se tornam celebridades da noite para o dia, com direito a manadas de repórteres na porta de suas casas, capas de revistas e assessores de imprensa próprios.

No meio da história dos Sete está entrelaçada uma quantidade impressionante de detalhes sobre a política do programa espacial, a construção da mídia em torno de polêmicas bobas e as dificuldades técnicas que afligem o Projeto Mercúrio --sem esquecer que se trata de uma trama dos anos 1950.

Com opções vastas para quem gosta de filmes e séries da Marvel ou clássicos da Disney, o serviço de streaming do Mickey abre uma nova possibilidade para quem busca algo diferente dentro da plataforma.

O terceiro episódio de Os Eleitos será disponibilizado no Disney+ nesta sexta (19). A primeira temporada conta com oito capítulos. Confira abaixo o trailer dublado:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.