Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CARTA ABERTA

Série do Prime Video, Dom é boicotada por família do criminoso: 'Cancelem a porcaria'

REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO

Gabriel Leone e Flavio Tolezani estão em frente ao mar; Gabriel segura uma prancha vermelha e veste regata cinza; Flavio está ao lado de Gabriel e veste camiseta cinza; os dois estão sorrindo

Gabriel Leone e Flavio Tolezani vivem pai e filho na série Dom, disponível no Prime Video

ELBA KRISS E GABRIELA RODRIGUES

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 13/7/2021 - 6h55

Apesar de ter rendido bons resultados e batido recorde no Prime Video, a estreia de Dom não agradou a família de Pedro Machado Lomba Neto (1981-2005), o criminoso conhecido como Pedro Dom --que foi interpretado por Gabriel Leone na série. Na segunda-feira (12), Erika Grandinetti criticou a forma como a história do irmão foi contada na plataforma de streaming da Amazon. "Cancelem essa porcaria", pediu ela em uma carta aberta publicada no Facebook.

Segundo Erika, de 47 anos, as gravações da série não haviam sido autorizadas por Nídia Sarmento de Oliveira, mãe de Pedro, o jovem de classe média que se viciou em cocaína e se tornou um dos criminosos mais temidos do Rio de Janeiro.

"Me chamo Erika, sou irmã mais velha de Pedro Dom. Infelizmente, meu papel neste exato momento é muito duro, ter de expor publicamente nosso desespero, vida familiar, dores, e impotências. Minha mãe, separada de meu pai, desde sempre disse 'não' a esse projeto. Mas sua voz não foi ouvida. Sua história de vida com seu filho, a morte de seu filho se tornou um produto, pronto pra consumo", afirmou a irmã de Pedro em um trecho da carta.

Erika ainda descreveu como era a convivência com o pai. Na trama disponível no Prime Video, Victor Dantas é retratado pelo ator Flavio Tolezani como um herói que busca a redenção do próprio filho.

Meu pai cuspia no chão de dentro de casa, era violento, quando brigava com a minha mãe 'enquadrava' ela como se estivesse falando com um estuprador! Este é o Victor Dantas. Toda intimidação e violência que meu irmão praticou foi aprendida com o pai. Esse pai herói nunca existiu. Meu irmão sempre sentiu dor, mas o pai ensinou que homens não choram.

Desabafo 

Ao Notícias da TV, a irmã de Pedro Dom --morto em 2005 durante uma operação policial-- chora ao falar sobre o assédio que sua mãe sofreu após a partida do herdeiro. Segundo Erika, o pai começou a insistir na comercialização da história de vida do criminoso, mas ouviu diversas negativas. Mesmo assim, ele chegou a negociar com a produtora responsável pela série. 

"Em 2010, minha mãe ligou para a Conspiração Filmes e fez um escândalo, e eles pararam o projeto, depois eles retomam e não comunicaram. Ela não autorizou. Tem um processo rolando, mas nós já perdemos dois", revela. 

Erika destaca ainda que sua família está longe de ser da forma como é retratada pelo diretor Breno Silveira: "Na série é uma família margarina. A minha família era uma família disfuncional".

Nidia, de 70 anos, também desabafa sobre a sensação de reviver o passado após tentativas frustrantes de impedir a exibição da série. "Nós estamos sendo muito violentados. São 12 anos de sofrimento para esse filme não sair. Tem muita mentira", afirma a matriarca. 

Segunda temporada

Em 26 de junho, o Prime Video anunciou que a série terá uma segunda temporada. Desde seu lançamento, em 4 de junho, a produção teve bons resultados na plataforma de streaming. Além de ter conquistado os brasileiros, a história de Pedro Dom chamou a atenção do público de outros países. 

De acordo com um levantamento interno, a série Dom é a produção internacional original mais vista no mundo entre assinantes do Prime Video, com mais de 60% do público de outras nações. As datas das novas gravações ainda não foram divulgadas. 

"O público em todo o Brasil e ao redor do mundo nos mostrou que ama Dom, então não poderíamos estar mais felizes em anunciar a segunda temporada e reforçar que boas histórias são universais", informou Malu Miranda, chefe de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios, em material divulgado à imprensa. 

Procurada pela reportagem para comentar sobre a declaração de Erika, a assessoria do Prime Video não se pronunciou sobre o assunto até a publicação deste texto.

Confira a carta aberta escrita por Erika, irmã de Pedro Dom:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.