MONARCH
Divulgação/Apple TV+
Bill Randa (John Goodman) é atacado por monstro gigante no início de Monarch: Legado de Monstros
Uma das principais estreias do Apple TV+ em 2023, Monarch: Legado de Monstros chega nesta sexta (17) à plataforma com a promessa de entregar uma série à altura do monstro Godzilla. Porém, como o lagartão também é o astro de uma franquia bilionária nos cinemas --cujo próximo capítulo tem lançamento previsto para abril do ano que vem--, os produtores precisaram comer pelas beiradas para não atrapalhar a história principal.
Showrunner de Monarch, Chris Black foi direto ao ponto quando questionado pelo Notícias da TV sobre a existência de regras ou restrições para que a série não invada o terreno explorado pelos filmes. "Sim, é claro que existem. Estamos todos sob o guarda-chuva da [produtora] Legendary, é um universo compartilhado, então tomamos muito cuidado para não pisar no pé deles."
"Nossa série vai estrear antes do próximo filme [Godzilla vs. Kong: O Novo Império], então não poderíamos fazer nada que estragasse os planos deles. Eu não posso contar nada muito específico, é claro, mas às vezes recebíamos algumas anotações do tipo: 'Ei, nós pretendemos explorar isso no filme, vocês podem mudar essa coisa ou aquela outra?'", continuou o produtor.
Segundo Black, todos os roteiros de Monarch tiveram que passar pelo crivo da equipe da Legendary que também trabalha nos longas de Godzilla. Mas o processo não era unidirecional: "Foi uma colaboração entre todos, nós tivemos várias conversas sobre o que seria feito na série e o que aconteceria nos filmes. Mas, sim, tivemos que abrir mão de algumas coisas", concedeu.
A produtora Tory Tunnell afirmou que, no fim das contas, o objetivo de quem trabalha em Monarch é o mesmo de quem está por trás de Godzilla vs Kong. "Todos querem emocionar e excitar o público, contar sua história da maneira mais completa. A TV complementa o que é mostrado nos filmes e vice-versa. Existe uma sinergia, e nós estamos nos aproveitando disso", resumiu.
"É, nós não vamos cortar um bolo em vários pedaços pequenos; a ideia é cozinhar um bolo maior", comparou o roteirista e quadrinista Matt Fraction, que ajudou Black a desenvolver o projeto de Godzilla para a televisão.
Não é à toa que a palavra "legado" está no título de Monarch. Godzilla completa 70 anos em 2024, e a equipe da série quis honrar essa história tão longeva. Para Sean Konrad, supervisor de efeitos especiais da produção, a tarefa não foi fácil; afinal, como honrar o visual do monstro sem ignorar o fato de que, em seus primórdios no Japão, ele era apenas um dublê usando uma fantasia de borracha e destruindo prédios de cartolina?
"Por estar situado no mesmo universo dos filmes, meu ponto de partida foi o visual do Godzilla no cinema. Precisava ser algo consistente com o que os fãs já viram. Eu trabalhei no reboot de 2014, desenvolvi o raio de calor do Godzilla, e ver o público vibrar com aquela cena foi um marco na minha carreira. Então, a minha ideia era explorar mais daquilo, de uma maneira consistente", disse.
"Mas, durante o processo do filme, também aprendi que a Toho [produtora japonesa que criou o monstro] tem regras muito claras de como o Godzilla pode ser mostrado, e a Legendary também tem seus desejos. E eu precisava trabalhar dentro desses parâmetros. Por sorte, sempre havia alguém para me colocar de volta nos eixos caso eu me desviasse muito (risos)", brincou.
Matt Fraction complementou que, embora fosse importante respeitar o visual apresentado nos filmes, também era necessário trazer algo diferente. "Precisava ser o nosso Godzilla, sabe? Ninguém queria que fosse o mesmo monstro do cinema reduzido para o tamanho da tela de uma TV. Mas também não poderia ser muito diferente, já que está no mesmo universo. Foi curioso tentar encontrar um equilíbrio, mas acho que conseguimos. Espero que os fãs gostem tanto quanto nós gostamos", finalizou.
Monarch: Legado de Monstros, estreia no Apple TV+ nesta sexta-feira (17), com o lançamento dos dois primeiros episódios. Um novo capítulo será disponibilizado toda semana, com o final da temporada previsto para chegar à plataforma em 12 de janeiro. Confira o trailer:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.