Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA SEXTA

Monarch: Série do Godzilla esconde monstro para preencher lacunas dos filmes

Divulgação/Apple TV+

Mulher de costas olha para o alto, enquanto Godzilla 'ruge' de boca aberta em cena de Monarch: Legado de Monstros

Cate (Anna Sawai) encara Godzilla durante ataque a San Francisco no primeiro episódio de Monarch

LUCIANO GUARALDO, de Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 15/11/2023 - 8h00

Às vésperas de completar 70 anos, Godzilla faz sua estreia nas séries live-action norte-americanas em Monarch: Legado de Monstros, que chega ao Apple TV+ na sexta-feira (17). Para o público desavisado, é difícil decifrar apenas pelo título que a atração envolve o réptil gigante. A impressão se estende para quem vê o programa: o lagartão é um coadjuvante da própria série.

O Notícias da TV assistiu ao episódio de estreia de Monarch durante a New York Comic Con, em outubro, e revela em primeira mão que o monstro aparece apenas em rápidos flashbacks que mostram seu ataque a San Francisco, originalmente retratado no longa Godzilla (2014). Seu sumiço não ocorre por acaso: foi uma decisão dos produtores da série.

"Seria impossível fazer Monarch como se fosse um filme na televisão. Não daria para sustentar uma temporada com dez episódios, os longas são muito mais rápidos. Pela própria definição, a TV é diferente", explicou à reportagem o showrunner Chris Black (de Ruptura), que desenvolveu a adaptação em parceria com Matt Fraction (de Gavião Arqueiro).

Para prender o público e tornar a história mais interessante, os produtores criaram um drama familiar que se estende pela temporada: após a morte do pai, a jovem Cate (Anna Sawai) viaja dos Estados Unidos ao Japão para resolver o inventário do parente.

Lá, ela se depara com uma bomba: o homem tinha uma segunda família em Tóquio. A protagonista descobre que é irmã de Kentaro (Ren Watabe) e precisa lidar com as revelações pessoais ao mesmo tempo em que tenta decifrar os segredos profissionais do pai, que dedicou sua vida a investigar a Monarch, organização que lida com os monstros gigantes.

"Precisávamos criar essa família, ter personagens para o público acompanhar, se interessar e se identificar. É claro que nós também queremos ver o Godzilla em ação, e prometo que teremos mais Godzilla, mas não daria para a série ser apenas um ataque dele a cada episódio", justificou Black. "Tanto a história quanto a tensão são construídas de baixo para cima."

Com o foco mais voltado para a Monarch do que para o lagartão, a série pode explorar temas que os filmes ignoram, como o que ocorre nos corredores da organização, as relações de poder e diplomacia nos bastidores, além das sujeiras varridas para debaixo do tapete. "Nós podemos mostrar até a criação da Monarch, voltar no tempo e entrar nessas lacunas da narrativa", complementou a produtora executiva Tory Tunnell.

Monarch: Legado de Monstros, estreia no Apple TV+ na sexta-feira, com o lançamento dos dois primeiros episódios. Um novo capítulo será disponibilizado toda semana, com o final da temporada previsto para chegar à plataforma em 12 de janeiro do ano que vem. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.