Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rotas do Ódio

Série da TV paga provoca ao mostrar crimes de ódio e assassinato de imigrantes

Divulgação/Universal TV

Mulheres africanas são alvo de exploração sexual na nova temporada de Rotas do Ódio, no Universal TV - Divulgação/Universal TV

Mulheres africanas são alvo de exploração sexual na nova temporada de Rotas do Ódio, no Universal TV

FERNANDA LOPES

Publicado em 4/8/2019 - 6h03

Rotas do Ódio chega à terceira temporada com cenas fortes de exploração sexual, escravização e violência contra imigrantes em São Paulo. A série do Universal TV volta ao ar neste domingo (4) com um novo tema principal: os crimes de ódio contra imigrantes e refugiados. Os policiais da trama investigarão um assassinato cometido por neonazistas.

Nos novos episódios, a delegada Carolina (Mayana Neiva) continua na chefia da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância). Ela já começa a temporada desmantelando um esquema de prostituição de mulheres negras (algumas africanas) e prendendo um cafetão.

Mas o grande desafio de Carolina e sua equipe será desvendar quem cometeu o assassinato de duas mulheres bolivianas que trabalhavam em regime de escravidão numa confecção clandestina. O crime foi idealizado por um grupo de neonazistas que aterrorizam as minorias e pregam a supremacia branca. 

A série contou com vários estrangeiros que fizeram seus primeiros trabalhos como atores. "Existe uma transformação na nossa vida nesse processo. [No set] Tinha uma camaronesa, uma angolana, bolivianas... A conversa com essas mulheres de outros lugares era muito rica, trazia a gente para um certo encantamento. Eram de lugares de fala e lugares humanos completamente diferentes", diz Mayana.

divulgação/universal TV

Miguel (Samuel de Assis) e Carolina (Mayana Neiva) vão batalhar por direitos dos imigrantes

Para ajudar Carolina a lidar com os crimes de xenofobia e com as histórias de vida difíceis dessas pessoas, um novo personagem entra em cena: Miguel (Samuel de Assis), advogado de uma ONG que auxilia imigrantes e pessoas que vivem em um prédio ocupado. A série quer abordar a importância dos direitos humanos, acima de qualquer partido ou ideologia política.

"Nós, artistas, nascemos pra provocar. A arte é uma forma de provocação, mas para provocar a reflexão, não para irritar. Estamos muito seguros do que fazemos nessa série. As normas que a gente defende são baseadas na Declaração Universal de Direitos Humanos. A série não tem posicionamento politico partidário. A gente quer sensibilizar, não quer de forma alguma trazer uma imposição de ideologia", afirma Susanna Lira, criadora e roteirista de Rotas do Ódio.

"Acho que a intolerância cresce no Brasil e ganha um espaço cada vez mais absurdo. Refletir sobre isso e usar nossos talentos pra refletir sobre a loucura desse tempo é o melhor que a gente pode fazer. Quero usar minha vida para contar coisas dessa natureza", declara Mayana, que esteve em O Outro Lado do Paraíso (2017) na Globo.

Os episódios de Rotas do Ódio vão ao ar aos domingos, às 23h, no Universal TV.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.