INSCRITOS
Reprodução/Prime Video
Wagner Moura com Parker Posey em cena da série Sr. e Sra. Smith; ele busca indicação ao Emmy
Indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em série de drama por seu trabalho na série Narcos (2015-2017), Wagner Moura vai tentar a sorte no Emmy 2024. Ele é o principal nome do Brasil na corrida pelo prêmio máximo da TV norte-americana neste ano, já que Rodrigo Santoro e Alice Braga não se inscreveram.
A sobrinha de Sonia Braga até poderia estar na disputa por sua atuação na minissérie Um Homicídio no Fim do Mundo (colegas de elenco, como Emma Corrin, Harris Dickinson, Clive Owen e Brit Marling, colocaram seus nomes), mas preferiu ficar de fora desta vez --em anos anteriores, ela havia se inscrito pelas séries A Rainha do Sul (2016-2021) e Somos Quem Somos (2020).
Sem Alice, Wagner Moura é o nome mais conhecido e com mais potencial de indicação. O ator se inscreveu como ator convidado em série de drama por sua participação em Sr. e Sra. Smith, do Prime Video. Ele apareceu em dois episódios da adaptação do filme homônimo, mas decidiu tentar a sorte pela sua estreia, no quarto capítulo da atração, Encontro Duplo.
O Notícias da TV estudou o listão de inscritos do Emmy (são mais de 1.600 nomes só nas categorias de atuação) e encontrou dez artistas nacionais ou com sangue brasileiro na corrida. São três a mais do que em 2023 --um avanço, já que o número total de participantes caiu bastante por causa das greves de roteiristas e atores que paralisaram Hollywood no ano passado.
O grande responsável pelo aumento é o filme Música, lançado pelo Prime Video em abril. Escrita, dirigida e estrelada pelo humorista Rudy Mancuso, a comédia romântica explora a vida da comunidade brasileira em Nova Jersey.
O protagonista, filho de brasileira, se inscreveu como ator de série limitada ou telefilme e como melhor direção. A mãe dele na vida real, Maria Mancuso, também concorre como atriz coadjuvante. E sua namorada, Camila Mendes (de Riverdale), que tem pais nascidos no Brasil, busca sua primeira indicação como melhor atriz.
reprodução/prime video
Rudy Mancuso e Camila Mendes no filme Música: sangue brasileiro
Filha de uma brasileira e um britânico, a atriz Kaya Scodelario se inscreveu no quesito atriz coadjuvante em comédia por seu trabalho em Magnatas do Crime, da Netflix. No ano passado, ela já tinha colocado seu nome na disputa, mas pelo telefilme Não me Diga Adeus, do streaming da Amazon.
A categoria atriz coadjuvante em drama terá duas estrelas com sangue brasileiro. Yaya DaCosta (ex-Chicago Med), que tem avô nascido aqui, concorre por O Poder e a Lei, da Netflix. Já a canadense Laysla de Oliveira, cujos pais são brasileiros, entra na disputa pela série Operação Lioness, superprodução com elenco estrelado do Paramount+.
O mexicano Jaime Camil, filho de uma artista plástica brasileira e que já até namorou Adriane Galisteu, inscreveu-se como ator convidado em comédia por sua participação em Acapulco, do Apple TV+.
Atrás das câmeras, o Brasil também tem representantes. Além de Rudy Mancuso, na corrida por direção de série limitada ou telefilme, Fernando Meirelles e Natalia Leite disputam melhor direção em drama pelas produções Sugar e Doce Mistério, respectivamente.
A lista de indicados ao Emmy 2024 será anunciada em 17 de julho. A cerimônia de entrega das estatuetas principais, por sua vez, está marcada para 15 de setembro. Já os prêmios de ator e atriz convidados, que podem ter Wagner Moura e Jaime Camil na disputa, serão revelados uma semana antes, em 7 e 8 de setembro.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.