Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INDICADO?

Pioneiro no Oscar, Fernando Meirelles tenta fazer história para o Brasil no Emmy 2024

Divulgação/Magnolia Pictures

Fernando Meirelles visualiza cena durante filmagem de projeto

O diretor Fernando Meirelles se inscreveu no Emmy de melhor direção pela série Sugar

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2024 - 14h00

Primeiro diretor nascido no Brasil a ser indicado ao Oscar, Fernando Meirelles tenta fazer história na indústria audiovisual novamente. Desta vez, no Emmy, o prêmio máximo da TV norte-americana. O cineasta se inscreveu para disputar a estatueta deste ano no quesito melhor direção em série de drama --por seu trabalho em Sugar, produção do Apple TV+.

Para conseguir a indicação histórica, porém, Meirelles vai precisar superar uma concorrência ferrenha: o Notícias da TV contabilizou 148 inscritos na categoria, dos quais apenas seis avançarão para a próxima fase e concorrerão ao prêmio --a relação candidato/vaga é de 24,6, mais disputada do que cursos como Arquitetura e Fisioterapia no vestibular da Fuvest, por exemplo. 

A favor do brasileiro pesa o fato de que o Emmy de direção é decidido apenas por integrantes da classe --ou seja, outros diretores--, diferentemente de quesitos como atuação e melhor série, em que todos os votantes podem palpitar. Como Meirelles não é completamente desconhecido no meio, justamente por já ter sido indicado ao Oscar, ele pode se destacar no listão de 148 nomes.

Outro ponto positivo é que as categorias de drama deste ano passarão por uma revolução quase completa --já que indicados como Succession (2018-2023) e Better Call Saul (2015-2022) chegaram ao fim, e A Casa do Dragão, The White Lotus, The Last of Us e Yellowjackets não exibiram episódios novos a tempo de concorrer em 2024.

Aliás, nenhum dos seis diretores indicados na última cerimônia concorrem ao Emmy de drama neste ano, o que significa que Meirelles encontrará um terreno limpo para construir sua campanha. Curiosamente, uma de suas rivais será outra brasileira: Natalia Leite, que já comandou episódios de The Handmaid's Tale e, neste ano, se inscreveu por seu trabalho em Doce Mistério.

Escolha difícil?

Fernando Meirelles dirigiu cinco dos oito episódios da primeira temporada de Sugar, mas decidiu concorrer ao Emmy pelo primeiro capítulo, Olivia, bastante elogiado pela crítica. Optar pelo início também livra o brasileiro de ser avaliado por uma controversa reviravolta apresentada pela série no sexto episódio, quando é revelada a natureza real do protagonista vivido por Colin Farrell --não vamos dar o spoiler para não estragar a experiência de quem ainda não viu.

O cineasta por trás de Cidade de Deus (2002) e Dois Papas (2019) também poderia ter se inscrito pelo capítulo que dirigiu de O Simpatizante, da Max. No entanto, apenas o criador Park Chan-wook representa a minissérie na premiação, também pelo primeiro episódio da atração com Robert Downey Jr.

Curiosamente, Meirelles quase comandou mais episódios de O Simpatizante. Em conversa exclusiva com a reportagem em 2022, ele contou que foi convidado para dividir a direção meio a meio com Park Chan-wook. Acabou fechando um compromisso menor para não perder contato com suas raízes.

"Eu precisaria ficar muito tempo fora [do Brasil] e já estava no exterior desde maio. Falei: 'Não vou fazer'. Aí, me ofereceram o quarto e o último episódios, que iam ser rodados na Tailândia só em julho [de 2023]. Depois, resolvi sair do último e dirigir só o quarto", disse ele.

Tecnicamente, a Max poderia ter inscrito tanto Park Chan-wook quanto Meirelles. Séries como Ahsoka e Xógum: A Gloriosa Saga do Japão colocaram nada menos do que seis diretores cada uma na corrida pelo prêmio.

A lista de indicados ao Emmy 2024 será anunciada em 17 de julho. Já a cerimônia de entrega das estatuetas está marcada para 15 de setembro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.