Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Emmy 2014 | Análise

Sem Emmy, The Big Bang Theory sofre da síndrome de Friends

Divulgação/CBS

JOÃO DA PAZ

Publicado em 22/8/2014 - 13h36
Atualizado em 25/8/2014 - 6h02

RESUMO: The Big Bang Theory tenta superar na noite desta segunda (25) um 'trauma' que marcou Friends nos anos 1990: a de ser o programa mais visto dos Estados Unidos, mas sem o prêmio de melhor série cômica. No Emmy de 2014, com transmissão ao vivo pelo Warner Channel, The Big Bang Theory enfrenta o favoritismo de Orange Is The New Black, mas Modern Family pode levar de novo

Após outra temporada de recorde de audiência nos Estados Unidos, com mais de 19 milhões de telespectadores em média por episódio, The Big Bang Theory se mantém como a série mais assistida entre os norte-americanos. Com um público similar apenas a Friends (1994-2004) na história recente das comédias da TV, a série nerd enfrenta o mesmo trauma que por anos afetou os seis amigos de Nova York: é muito popular, mas não tem o Emmy de melhor série de comédia.

O Emmy Awards desta segunda (25), com transmissão ao vivo pelo Warner Channel, a partir das 21h, pode mudar essa história.

Uma das séries mais populares de todos os tempos, Friends sempre teve, no mínimo, em cada uma das dez temporadas, mais de 20 milhões de telespectadores por episódio. Mas bateu de frente com a hegemonia de Frasier (1993-2004), que venceu cinco Emmys seguidos de melhor série de comédia, entre 1994 e 1998.

Já as rivais de The Big Bang Theory são Modern Family, atual tetracampeã, e 30 Rock (2006-2013).

Friends terminou com a seca na oitava temporada, em 2002, quando levou a estatueta e foi a série de maior audiência do ano. The Big Bang Theory concorre na premiação de 2014 pela sétima temporada.

Em pesquisas, o público norte-americano tem expressado preferência por The Big Bang Theory no Emmy desta noite. O site TV Line apresenta a série na liderança, com 30,85% dos votos. Orange is The New Black (OITNB), da Netflix, vem na sequência, com 29%. Por sua vez, o site do jornal USA Today apresenta em sua enquete uma diferença maior de The Big Bang Theory em relação a OITNB: 37% contra 26%.

Comédia ou drama?

Enquanto The Big Bang Theory desfruta o sucesso vindo do público, Orange is The New Black é a favorita para levar o Emmy de acordo com diversos veículos especializados, incluindo a revista The Hollywood Reporter, o programa Entertainment Tonight e o site Vulture. Em Las Vegas, Orange is The New Black também é a predileta dos apostadores. Paga cinco dólares a cada um apostado.

No ano passado, a aposta da Netflix para levar uma estatueta no Emmy era House of Cards, na categoria de série dramática. Acabou perdendo para Breaking Bad. Neste ano, o serviço de vídeos por streaming escolheu Orange is The New Black na tentativa de conquistar o tão cobiçado troféu, desta vez na categoria melhor série de comédia.

Havia a dúvida de como a Netflix iria inscrever Orange is The New Black para o Emmy de 2014. Em dezembro de 2013, o mistério acabou e a série sobre presidiárias entrou nas categorias de comédia. Não disputar com séries dramáticas, concorrendo contra House Of Cards, por exemplo, já trouxe resultados para Orange is The New Black: no Critics Choice Awards deste ano ganhou como melhor série de comédia e em outras duas categorias.

No Globo de Ouro 2014, Orange is The New Black concorreu como drama, com Taylor Schilling concorrendo a melhor atriz. Já no Emmy, ela está disputando a estatueta com outras comediantes.

Medalhões em vantagem

O corpo de jurados que decide os vencedores do Emmy tende a assumir uma postura mais conservadora e ousar pouco. Com a estatueta de melhor série de comédia sendo entregue para The Big Bang Theory ou Orange is The New Black, seria um alento para sair da mesmice.

Porém, nas outras categorias principais não há expectativa de grandes surpresas. Mesmo com o fim em setembro de 2013, Breaking Bad ainda tem fôlego para levar mais uma estatueta de melhor série dramática, ganhando a categoria pela segunda vez.

Nas disputas de melhor atriz e ator de comédia, nomes tradicionais devem levar o troféu para casa. Jim Parsons, o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory, tem tudo para ganhar seu quarto Emmy pelo mesmo papel. Julia Louis-Dreyfus é a franca favorita para receber o terceiro Emmy por Selina Meyer em Veep, o que seria a quinta estatueta de sua carreira. Ela venceu uma representando Seinfeld e outra atuando em The New Adventures of Old Christine.


Programa: Emmy 2014

Quando: hoje (25), às 21h

Onde: Warner Channel


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.