Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MANHÃS DE SETEMBRO

Samantha Schmütz dá pausa na comédia para viver drama denso em série

REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO

Rute (Samantha Schmütz) na cozinha, sentada para tomar café da manhã

Samantha como Rute em Manhãs de Setembro; atriz sai da zona de conforto em drama do Prime Video

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 22/9/2022 - 6h15

Conhecida por sua atuação em produções majoritariamente humorísticas, Samantha Schmütz mostra outra faceta de seu trabalho na segunda temporada de Manhãs de Setembro, série de drama do Prime Video. A atriz interpreta Rute, uma professora do interior do Paraná que tenta reaproximar seu marido, Lourenço (Seu Jorge), e a enteada, Cassandra (Liniker).

Manhãs de Setembro é uma série que cria uma discussão sobre maternidades e incentiva a luta contra o racismo e a LGBTfobia. Samantha costuma opinar publicamente sobre temas sociais e se identificou com a abordagem dos assuntos tratados na produção. Em uma entrevista coletiva na qual o Notícias da TV esteve presente, a atriz elogiou a equipe da atração.

"Para mim, é tipo estar na NBA com os melhores atores desse Brasil. Acho que é muito importante para mim, pessoalmente, estar ao lado desses gigantes e falando de assuntos muito importantes", diz.

Samantha revela que se emocionou quando foi convidada pelo diretor Luís Pinheiro para participar da série. A artista conta que, na ocasião, sua personalidade estava em alta após uma sequência de posicionamentos políticos. "Eu fiquei superemocionada de ele [Luís Pinheiro] me ver nesse time, me ver somando. Sou uma pessoa que acha muito importante falar sobre os assuntos abordados aqui".

A estreia de Samantha acontece meses após a atriz viajar para Cannes, na França, em busca de aprofundar seus conhecimentos sobre cinema. É a segunda vez que a artista consegue um papel de destaque em uma série dramática --em 2017, ela interpretou Solange em Carcereiros, série da Globo.

"É uma honra. É um roteiro muito humano, muito delicado, muito sucinto e profundo ao mesmo tempo", complementa. "É um capítulo muito importante para a minha carreira, só tenho a agradecer".

Quem é Rute em Manhãs de Setembro?

Após viajarem ao Paraná para que o filho, Gersinho (Gustavo Coelho), participasse de um torneio de matemática, Cassandra e Leide (Karine Teles) retornam para São Paulo. A 410 km do destino final, uma falha no motor do carro faz com que Leide contrate Lourenço, que é mecânico, pelos seus serviços.

A personagem de Liniker não encontrava o pai havia dez anos. Os dois possuem uma relação conturbada. Além de Lourenço não se acostumar com o fato de a filha ser uma mulher trans, as lembranças da mãe de Cassandra, que abandonou a família logo após o nascimento da primogênita, os impedem de ter um laço afetuoso.

É a partir desse reencontro que Rute, interpretada por Samantha, passa a ter um papel fundamental na história. A professora reconhece o esforço do marido para se reconectar com a filha e conhecer Gersinho, o neto. Por outro lado, ela também entende as dores de Cassandra.

Assim, Rute cria um espaço de acolhimento e empatia, sem deixar que a "modernidade" da enteada --uma característica elogiada pela professora ao decorrer dos episódios-- se torne um obstáculo. "A Rute é essa ponte de afeto entre Cassandra e Lourenço, porque a gente está naquela cidade superpacata, com uma vidinha feliz, mas rotineira", comenta Samantha.

"Minha personagem ganha uma enteada e um neto. Para mim, é uma joia de cara. A personagem da Rute tem essa função de fazer esse elo, ela acolhe Cassandra e a recebe muito bem. Tem uma integração e uma troca de família", continua.

A nova temporada

Manhãs de Setembro, disponível no Prime Video, conta a história de Cassandra. A personagem de Liniker é uma motogirl que, em paralelo, apresentar covers da cantora Vanusa (1947-2020) em uma boate. Sua vida muda completamente quando descobre que teve um filho com Leide no passado, antes de sua readequação de gênero.

O drama de sucesso segue ao acompanhar o cotidiano da motogirl que, enquanto se acostuma com a ideia de ser mãe, lida com desafios financeiros e familiares que colocam em risco suas conquistas.

A série desafia os moldes tradicionais da família brasileira. Para Samantha, esse é um dos principais pontos positivos da produção. "Mostrar que a família é a gente que escolhe, é a que a gente quer. Nós temos nossa individualidade. É uma série que fala de respeito", avalia.

A segunda temporada estreia nesta sexta (23) e conta com a participação de Liniker, Karine Teles e Seu Jorge. Assista ao trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.