Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'EXISTE PÚBLICO'

Roteirista sobe degrau no streaming e aposta em ficção científica latina

DIVULGAÇÃO/STARZPLAY

Imagem com o elenco de El Refugio, do Starzplay, olhando para o céu em tom assustado

Claudia Talancón em cena de El Refugio, série do Starzplay; roteirista leva ficção de áudio para TV

Criador da audiossérie Paciente 63, um dos êxitos do Spotify, o roteirista chileno Julio Rojas deu mais um passo na carreira com El Refugio, série do Starzplay que estreia nesta quinta (23). A trama latina de ficção científica acompanha os momentos de pânico de uma família contra um inimigo misterioso e invisível.

"Escrever a audiossérie definitivamente me ajudou, pois compreendi que existe um público na América Latina que consome ficção científica, que escutava e imaginava a história. Então era possível fazer uma série que seguisse o mesmo código", pontua Rojas em entrevista ao Notícias da TV.

A trama mostra a jornada de uma família do interior do México que começa a vivenciar fenômenos sobrenaturais causados por uma força da natureza não identificada. Contudo, essas situações atingem os dispositivos eletrônicos e, quando as pessoas saem da casa, tudo aparenta estar normal. Assim, os adultos ficam divididos entre ignorar os fatos ou proteger os filhos desses inimigo invisível.

"Não estamos falando de uma ficção científica que é desconectada da realidade. Estamos nesse limite entre a normalidade e um evento estranho que acontece com uma família totalmente reconhecível, na qual o espectador pode se perguntar: 'Se acontecesse isso comigo, sentiria o mesmo?'", descreve.

Julio Rojas

Julio Rojas, roteirista de El Refugio (YouTube)

Para a reportagem, Rojas destaca que El Refugio é a primeira série latina de ficção científica e pontua: "A América Latina tem muitos mistérios de ficção científica, de OVNIs a ruínas. Existem diversos temores com o céu. Então, foi muito simples conectar esses casos com a série".

"Além disso, se você trabalha bem o roteiro, não é necessário ter grandes efeitos especiais e um investimento gigante como nos filmes. É possível fazer isso focando nos personagens", complementa o profissional, que levou seis meses para escrever os roteiros da trama.

Essa é a primeira série de ficção científica em espanhol, o que é um desafio, mas também acredito que tem público para todos. As novas gerações desejam ouvir histórias que não sejam apenas as tradicionais que já fazemos, como os melodramas.

El Refugio é protagonizada pelos atores Alberto Guerra (Narcos: México, Guerra de Ídolos), Zuria Vega (Mar de Amor, A Vingança das Juanas) e Ana Claudia Talancón (Caído do Céu). A primeira temporada da trama tem seis episódios, que serão disponibilizados semanalmente na plataforma. Confira o trailer:

TUDO SOBRE

Lionsgate+


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.